Pinto Júnior

17/06/2018 14h59

No Conexão Potiguar, o deputado federal Rafael Motta dialogou comigo sobre seus projetos, enfatizando: “Tem sido um prazer, enquanto deputado jovem e atuante, trazer destaque para o nosso estado".

Rafael Huete da Motta, 31, é graduado é ex-vereador de Natal e, atualmente, exerce o mandato de deputado federal do Rio Grande do Norte pelo PARTIDO Socialista Brasileiro (PSB). Graduado em Engenharia de Produção pela UFRN, é neto do ex-deputado federal Clovis Motta e filho do deputado estadual do RN, Ricardo Motta (PSB).

Rafael foi eleito deputado federal aos 28 anos, com 176 mil votos. Antes, nas eleições de 2012, foi eleito vereador com 9.460 votos, 1º de sua coligação e o 2º mais votado em Natal, tendo exercido ainda os cargos de Secretário adjunto de Esporte e Lazer e Subsecretário da Juventude do Governo do Estado.

O sr. já foi vereador em Natal e, agora, é deputado federal. Quais as principais diferenças entre os mandatos?

Rafael Motta: São parlamentos diferentes: um é Legislativo Municipal e, o outro, Legislativo Federal. A Câmara dos Deputados tem uma dimensão muito maior, pois conta com 513 deputados. Na minha época de vereador, eram apenas 29. Agora, são 513 com personalidades, pensamentos e correntes políticas diferentes. Convivo com ex-governadores, ex-senadores, famosos, atores, cantores, palhaços, como Tiririca. É um universo bem diferenciado e heterogêneo. Tem sido uma experiência muito positiva. Apesar de eu ter chegado muito novo, sem nenhum tipo de apadrinhamento político, tenho tido algumas vitórias na Câmara. Já apresentei 27 projetos de lei e consegui destinar quase 50 milhões de reais ao RN. Hoje, sou secretário de Juventude da Câmara, que é um prazer ser um deputado jovem. Temos quase 80 deputados abaixo de 40 anos de idade na Câmara dos Deputados, então precisávamos desse espaço no Poder Legislativo para podermos dialogar com a sociedade e com essa juventude, que não tem tido representatividade. No Atlas da Violência, hoje, no RN, houve um aumento de 254%, em uma década, da mortalidade de jovem, o qual é negro, pobre, de 15 a 29 anos. Também presido a Comissão de Turismo, que precisa de mais incentivo e investimento. Nosso estado é um vetor de crescimento para tirar o RN e o Brasil da crise. Tem sido um prazer, enquanto deputado jovem e atuante, trazer destaque para o nosso estado.

Qual a sua opinião acerca da interiorização do turismo potiguar?

Rafael Motta: Sempre fui favorável a isso. Temos uma culinária muito apreciada, a do Seridó, por exemplo. Em Santa Cruz, temos o maior monumento religioso do Brasil. Há, no norte, o turismo de praias, o qual é pouco explorado. Temos, também, o turismo de aventuras, com a maior onda do Brasil. O Havaí brasileiro está aqui, a 3 horas de barco, saindo de Guamaré. Temos o turismo de mergulho recreativo, também pouco explorado. O RN tem grande potencial turístico, assim como todo o país. O Brasil é, hoje, o número 1 em potencial turístico natural do mundo. Além disso, somos o 6º em potencial de turismo cultural, ganhando de vários países europeus de séculos de existência. No entanto, temos perdido muito em investimento.


*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).