Claudino Leite

05/06/2018 00h19

PARA E REFLITA...

“Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá; As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá” (Gonçalves Dias, poeta, advogado, jornalista, etnógrafo e teatrólogo brasileiro).

SÃO PAULO SEDIA 26ª MARCHA PARA

JESUS NO FERIADO DE CORPUS CHRISTI

Considerado o maior evento cristão e popular do mundo, a Marcha para Jesus deste ano teve o como tema “Entrará o Rei da Glória” – uma referência à passagem bíblica do livro de Salmos 24:77 e 8, que diz: “Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó portais eternos, para que entre o Rei da Glória. Quem é o Rei da Glória? Presidida pelo apóstolo Estevam Hernandes, da Igreja Renascer, a Marcha para Jesus é um evento pacífico que reúne igrejas cristãs do país e do mundo, aberta à participação de toda a população. “Há 26 anos, a Marcha representa a união, a comunhão de todos aqueles que acreditam em Jesus Cristo como filho de Deus e nosso desejo de expressar essa fé”, segundo Hernandes.O propósito é leva r a mensagem de paz ao país”, disse o líder da Renascer. A marcha saiu do Metrô Luz às 10 horas, seguindo em direção à Praça Heróis da Força Expedicionária Brasileira, próximo ao Campo de Marte, zona Norte de São Paulo. Trios elétricos animaram o percurso de 3 quilômetros e meio. No local de chegada foi montada uma megaestrutura onde foram apresentado um show com diversas bandas e cantores do segmento gospel.

PAI DE SANTO QUE BEZEU TEMER É

ASSESSOR DA PREFEITURA DO RIO

O pai de santo Roberval Batista de Uzeda, o Pai Uzeda, virou assessor da prefeitura do Rio de Janeiro. O ato com a nomeação de Uzeda foi assinado pelo secretário da Casa Civil, Paulo Messina, e publicado no Diário Oficial, de terça-feira, 29 de maio de 2018. Pai Uzeda ocupará um cargo de assistente da Coordenadoria de Respeito à Diversidade Religiosa da Secretaria municipal de Assistência Social e Direitos Humanos. A secretaria, por sua vez, é comandada pelo vereador licenciado João Mendes de Jesus, bispo da Igreja Universal do Reino de Deus. Em dezembro do ano passado, o babalorixá deu passes no presidente Michel Temer, durante uma convenção do PMDB. Na ocasião, Pai Uzeda disse que Temer tinha sido vítima de muita macumba e por isso ficou doente. O pai de santo, que não é reconhecido por lideranças de religiões de matrizes africanas, já foi candidato a vereador e a deputado estadual no Rio e não logrou êxito.

PALESTINA RECEBE 792 MIL

O Senado Federal votou seis medidas provisórias em sessão extraordinária. A finalidade era “limpar a pauta” e permitir a votação de matérias relacionadas com o fim à greve dos caminhoneiros. O site do Senado informou que, a única a ser aprovada sem alterações foi a Medida Provisória 819/2018, autorizando a doação de R$ 792 mil reais para a restauração da Basílica da Natividade, em Belém, na Autoridade Palestina. A decisão teve apoio unânime do Plenário. Já sacramentada pelo deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), quando atuava interinamente como presidente da República, a MP gerou muita polêmica por mostrar que o governo de Michel Temer mantém a mesma prática do Partido dos Trabalhadores de doação para países estrangeiros do dinheiro que deveria ser investido no Brasil. Também. contradiz o constante argumento dos parlamentares de esquerda que defendem constantemente o Estado laico – que impediria que o governo se metesse em questões da Igreja. Afinal, o relator da matéria na comissão mista para análise da MP foi senador Humberto Costa (PT/PE). Seu parecer foi favorável. O senador Cristovam Buarque (PPS/DF) justificou que o dinheiro já estava reservado à doação e não “representa mais gastos públicos”. Durante os debates na comissão, apenas o deputado pastor da Assembleia de Deus, Hidekazu Takayama (PSC/PR) se manifestou contrário, porém foi voto vencido.

DEU NO JORNAL ESTADO DE SÃO PAULO:

Essa eu não entendi: O novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Ronaldo Fonseca, deputado federal e pastor da Assembleia de Deus de Taguatinga em Brasília, empossado, recentemente, já pediu publicamente a renúncia do presidente Michel Temer do cargo. Um dia após a divulgação das gravações da delação de Joesley Batista. O pastor parlamentar foi ao Twitter para pedir a saída de Temer: “Se o presidente não renunciar, a economia vira pó”. No dia seguinte, voltou à rede social para cobrar coragem do agora seu chefe. Ingratidão do reverendo parlamentar? “Presidente Temer, neste momento o Brasil merece um ato de coragem de vossa excelência renunciar.

BOLSONARO PROCURA AGRADAR PASTORES

O presidenciável e deputado federal Jair Bolsonaro (PSC), participou de um culto com o Conselho de Pastores de Evangélicos de Minas Gerais, dia 29 passado, na Igreja Batista Getsêmani, em Belo Horizonte (MG). Após um discurso no qual disse ter sido acusado de “monstro” e “homofóbico” por ser contrário ao kit gay e citou o processo por incitação ao estupro a que responde, ele ganhou uma bênção. Bolsonaro revelou que não é evangélico, mas é cristão. Ouviu o pastor Jorge Linhares, presidente do conselho, dizer em seu discurso: “Hitller para dizer como a política pode ser usada de forma errada, e participou do momento em que foram recolhidas doações. O político declarou que sua mulher é evangélica e citou a bíblia ao falar dos motivos que o

levaram a concorrer à presidência e citar o kit gay. “Quem acredita sabe o que está nas escrituras”, afirmou, Bolsonaro dizendo que teria a reeleição como deputado federal pelo Rio de Janeiro garantida, mas que resolveu concorrer à presidência por ver que a esquerda quer “tomar o poder para não sair mais”. Ressaltou, ainda, não acreditar nas alianças políticas e rejeitou a tese de que precisará de partidos para ter governabilidade. Segundo ele, a origem da corrupção está nas alianças. “A tal governabilidade levou os políticos ao mensalão e à Lava-Jato”. Bolsonaro afirmou que não vai lotear cargos públicos e frisou que, se eleito, terá isenção para governar. O presidenciável finalizou dizendo aos pastores que o Brasil tem tudo para ser uma grande nação e “se Deus quiser, será”. O presidente do conselho de pastores, pastor Jorge Linhares, afirmou que a pré-candidata da Rede, Marina Silva, já participou de reunião e culto do grupo. Em seguida, abriu caminho para a fala de Bolsonaro pedindo que, se eleito, ele seja instrumento para mudar o Brasil.

REELEIÇÂO CONFIRMADA

Está confirmadíssima que o deputado Zé Dias disputará sua reeleição para a Assembleia Legislativa, no pleito de outubro vindouro, segundo sua assessoria.

LUTO NA ASSEMBLEIA DE DEUS

Pastor Ataídes Ângelo, dirigente da congregação Parque das Jaqueiras na Assembleia de Deus em Extremoz, a quilômetros de Natal faleceu na noite de ontem de 31 de maio último, proveniente de um infarto agudo no miocárdio, após a ministração da mensagem bíblica na Assembleia de Deus em São Paulo do Potengi (RN), segundo os seus familiares, O pastor Ataídes, era muito conhecido na grande Natal, pois dirigiu diversas congregações da assembleianas na cidade. Manifesto os meus votos de pesar à família enlutada.

HOMEGEM DOS 100 ANOS

Por proposição do deputado federal e pastor licenciado da Assembleia de Deus em Natal, Antônio Jácome, a Câmara dos Deputados em Brasília (DF), realizará sessão solene terça-feria, dia 12 de junho, homenageando a Igreja Evangélica Assembleia de Deus, neste Estado (EADERN), pelo transcurso dos seus 100 anos de fundação.

PAÍS DO CAMINHÃO Comprovei que o Brasil é o país do caminhão. Outrora, dependia de carro de boi, dividindo os caminhos com jumento. Avançou, sem dúvida. Agora dependemos de caminhão. Até o avião depende do caminhão, pois o seu combustível propulsor que o faz voar é transportado aos aeroportos pelo caminhão. Navios, idem. No tempo das caravelas, bastava o vento. Por conta da greve dos camioneiros a nação parou, a economia estancou. O preço da batata doce subiu 100%. E por ai vai... Até os casamentos foram adiados porque o caminhão que trazia as flores para enfeitar a igreja estacionou na greve. Distante, distante a 400 quilômetros do altar. Eita! Nas farmácias começou faltar medicamentos. Preservativos, também. Tudo é transportado por caminhão. A greve dos camioneiros parou e chocou a nação brasileira. Foi o prato do dia em todas as rodas. Desde os gabinetes atapetados de Brasília, até o Rei do Abacate, no Alecrim. As empresas rodoviárias imprensaram os políticos no canto de parede. Está sendo chamado de “Partido dos Camioneiros”, como foi matéria publicada em o jornal O Estado de São Paulo.

CANTOR DA JOVEM GUARDA

“Alienado em questões políticas”, Roberto Carlos, cantor da Jovem Guarda, dos anos 60/70, apoiou a greve dos camioneiros, que denominou de “nossos heróis”. Como movimento, apesar de algumas justas reivindicações, causou grande sofrimento ao nosso povo e flerta com o autoritarismo, pode-se afirmar que o Rei da Jovem Guarda, continua sendo... um grande artista.

NOVO PRESBÍTERO

Os meus amigos, pastor Vladimir Caldas e sua amada esposa, Nereuda Caldas, felizes com a consagração do seu filho Rodolfo Fernandes Caldas, como presbítero na Assembleia de Deus Paz e Vida (ADPAZ), ocorrido em um culto sábado, 26 de maio último, que tem como líder o pastor Eliseu Moreira Silva, muito querido no segmento evangélico.

HARLAND GRAHAM

O Seminário Harland Graham da Missão Evangélica Pentecostal (MEPB) de Natal, localizado na Cidade da Esperança, realizou na semana passada um culto ação de graças por mais uma formatura de bacharéis em Teologia, tendo como preletor o pastor Manoel Soares Filho.

SEGURANÇA PÚBLICA

A Segurança Pública, setor no qual o Governo do Rio Grande do Norte vem conjugando esforços para aumentar a qualidade dos serviços, deverá receber o R$ 100 milhões para investimentos a curto prazo. A garantia veio após solicitação do secretário extraordinário de Gestão de Projetos do Estado, Vagner Araújo, e do deputado federal Fábio Faria, durante uma audiência com o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, em Brasília. Para o governador Robinson Faria, “a notícia é fruto do trabalho do Estado que vem mantendo o diálogo com o estado norte-rio-grandense para mudar o cenário delicado que se vê hoje o nosso Estado, e vem como um estímulo para que o governo persiga a meta de oferecer sempre melhorias na Segurança Pública.

RECORDAR É SOBREVIVER A greve de caminhoneiros realizada no Chile em 1972 durou quase um mês (26 dias), mas ajudou a derrubar o governo Salvador Allende, que sofreu o golpe militar liderado pelo general Augusto Pinochet, em 1973.

MINISTRA ROMPE O SILÊNCIO

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Carmem Lúcia, rompeu o silêncio para manifestar “profunda preocupação” com o país. Disse que o Brasil vive um “grave momento político, econômico e social”. A chefe do Judiciário mandou um recado a quem aproveita o tumulto para pregar uma ruptura institucional. Sem mencionar as faixas que pedem “intervenção militar”,ela disse que não existe saída fora da Constituição. “A democracia é o único caminho legítimo”, afirmou. A ministra lembrou que a última “intervenção militar”, a de 1964, submeteu o país a uma longa ditadura.Regimes sem direitos são passados de que não se pode esquecer, nem de que se queira lembrar”.É a segunda vez em menos de dois meses que o STF se vê obrigado a rebater sugestões de interferência militar na política. Em abril, o ministro Celso de Mello reagiu a um tuíte do comandante do Exército na véspera de um

julgamento importante. Para ele, a manifestação do general Villas Bôas foi “claramente infringente do princípio da separação de poderes”.

SEMANA DO MEIO AMBIENTE

O Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA), em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (IGARN) e Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), preparou uma programação especial para comemorar a Semana do Meio Ambiente 2018. As atividades acontecerão no Parque das Dunas, Cajueiro de Pirangi, Unidades de Conservação e municípios do interior do estado, de 01 a 17 de junho. A Cerimônia de Abertura da Semana Estadual de Meio Ambiente ocorrerá terça-feira, dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, no anfiteatro do Parque das Dunas e contará com a presença do Diretor-Geral do Idema, Rondinelle Oliveira, Secretários do Estado e autoridades ligadas ao meio ambiente. Na ocasião, haverá o lançamento do Selo das Águas (Correios) e a apresentação da Banda da Polícia Militar.


*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).