João Maria Medeiros

26/05/2018 07h21

Como estamos em ano eleitoral e daqui a pouco as atenções se voltarão para a campanha política que ganhará as ruas, os lares e as mídias sociais, acho importante trazer para o debate algumas questões que estão sempre presentes no nosso dia a dia, mas que são frequentemente esquecidas ou deixadas de lado praticamente por todos.

Falo da União que deveria existir entre todos os representantes políticos da sociedade, quando os temas são prioritariamente o Estado e as melhorias para a qualidade de vida da população. Conseguir recursos para educação, infraestrutura, saúde e tantas outras necessidades é papel dos nossos parlamentares também. Digo deveria, porque na prática, o que assistimos é uma verdadeira desconexão entre o que eles falam, divulgam na mídia e realmente agem.

O sonho de qualquer cidadão é que os políticos, terminada a eleição, vencida as etapas de conquista do eleitor, passassem a pensar e a trabalhar pelo povo como um todo e não somente nos seus próprios interesses ou dos grupos com os quais tem estreitas ligações. Infelizmente isso acontece porque ainda é muito forte a cultura de que uma eleição é uma guerra em que, muitas vezes para ganhar, se utiliza de práticas pouco republicanas e de expedientes onde o debate de ideias e de proposições que proporcionem benefícios, são deixados de lado pelo jogo bruto de transformar adversários em inimigos.

Fruto da cultura coronelista, oligárquica que domina essas nossas paragens, esse tipo de atuação política tem trazido mais prejuízos do que sucessos para a nossa sociedade. O bom combate acaba cedendo espaço para uma luta desigual, onde os mais fracos – e aqui me refiro ao povo – se tornam meros coadjuvantes que por obrigação, precisam ir votar. Esse é um jogo que precisa ser transformado. E com urgência.

Modificar esse quadro é dever de todos e exige muita luta e persistência. A Mídia tem uma parcela significativa de culpa nesse processo, pois diante da necessidade de recursos para manter suas estruturas, encontram no apoio muitas vezes disfarçado a determinados grupos políticos, o caminho mais fácil para deixar a população ainda mais alienada quanto aos reais problemas que precisam ser enfrentados.

Acredito ser extremamente importante que se comece a cobrar dos políticos a verdadeira união em torno das nossas demandas e necessidades. Não dá mais para ver a bancada desunida e o estado perdendo espaços importantes no cenário da geopolítica regional e nacional. Chega desse jogo sujo e mesquinho de que na política e, principalmente na disputa eleitoral, a máxima de que do “pescoço para baixo é canela”. E nós, o povo, precisamos acordar também para isso. Nunca é tarde para melhorar o que não está bom.


*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).