Claudino Leite

22/05/2018 09h09
PARE E REFLITA...
“A obra d'arte do amor é a prole; o instrumento é o desejo” (Raul Pompeia, jornalista e professor de Mitologia na Escola de Belas Artes no Rio de Janeiro). 
 
QUEDA DE AVIÃO MATA PASTORES
Um avião da companhia aérea Cubana, um Boeing 737, com quase 40 anos de uso, caiu momentos depois da decolagem no Aeroporto Internacional José Martí, em Havana, no começo da tarde desta sexta-feira (18), matando mais de 100 pessoas, incluindo 18 líderes cristãos – pastores e suas esposas. Ao chegar ao local de acidente, o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, havia falado em 113 pessoas a bordo da aeronave. O jornal estatal Granma calcula 105 passageiros. Com exceção de três mulheres resgatadas com vida, em estado crítico, todos morreram, diz o jornal. A divisão de língua espanhola Mundo Cristiano da CBN News confirmou através do Conselho de Igrejas de Cuba que os líderes evangélicos que morreram eram da Igreja do Nazareno. Eles estavam viajando de volta ao leste de Cuba, depois de terem participado de um retiro espiritual.“Eles estavam deixando um evento no seminário evangélico El Nazareno e estavam retornando à sua província na região leste”, disse Maite Quesada, do Conselho de Igrejas de Cuba, à CBN News. O diretor da região da Igreja do Nazareno da Mesoamérica, Carlos Sáenz, também confirmou a notícia da morte dos pastores.“Deixemos toda a família da Igreja do Nazareno se unir em oração em nome de nossos irmãos e irmãs”, disse Saenz. A embaixada brasileira em Cuba informou à BBC Brasil que ainda não tem informações sobre se há brasileiros entre as vítimas. O presidente da Corporação da Aeronáutica Civil de Cuba, Roberto Saldaña, disse que não se sabe as causas do acidente até o momento.
 
MORRE MAURÍLIO PINTO, O XERIFE
Faleceu, sábado, 19 de maio, por volta das 21h30, na casa de Saúde São Lucas de Natal, o delegado aposentado Maurilio Pinto de Medeiros, conhecido como o “Xerife”. Internado naquela unidade de saúde, lutando contra as infecções provocadas pela diabetes. Há cerca de um mês precisou amputar um dedo, mas a infecção não regrediu com os antibióticos e foi necessária a amputação da perna esquerda. Com 49 anos de serviço prestado à Segurança Pública do Rio Grande do Norte, Maurílio Pinto, encerrou aos 70 anos suas atividades, por meio da aposentadoria compulsória na Delegacia de Capturas e Polinter (Decap). Também, conhecido por ‘Xerife’, ele foi responsável pela prisão de centenas de criminosos de alta periculosidade e atuou com êxito na elucidação de vários casos de repercussão pública, a exemplo de resgates de sequestrados no Estado.
 
ASSOCIAÇÃO DE JURISTAS EVANGÉLICOS
O Conselho Diretivo Nacional da Associação Nacional de Juristas Evangélicos (ANAJURE) emitiu parecer sobre a discussão em julgamento no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sobre a possibilidade, de forma extrajudicial, oficializar as uniões estáveis não monogâmicas. Na visão da organização, é inconstitucional estabelecer uniões com mais de duas pessoas, por conta do Art. 226, §3º, da Constituição Federal de 1988, que determina o casamento como a união entre duas pessoas. A ANAJURE cita também que no Art. 1.723, do Código Civil, se entende como entidade familiar apenas “a união estável entre o homem e a mulher”. “Ainda sobre a mesma previsão constitucional, é necessário destacar a sutileza do legislador: não há uma invasão da liberdade privada ou individual, caso mais de duas pessoas humanas e capazes queiram construir, por livre e espontâneo arbítrio, um relacionamento amoroso, afinal, cada sujeito é capaz de discernir autonomamente os caminhos da sua própria felicidade. Entretanto, o que o Art. 226, §3º, da Constituição Federal de 1988, veta explicitamente é apenas a chancela de “proteção do Estado” sobre uma configuração familiar poligâmica, o que, no caso em apreço, se materializaria por meio das escrituras públicas de uniões poliafetivas”, diz a nota. Outro ponto do documento fala sobre a liberdade de consciência dos juízes de paz, pois caso os cartórios sejam obrigados a registrar uniões poliafetivas, esses profissionais seriam prejudicados.
 
FAMÍLIA UNIDA
- Quando um novo ministério é inaugurado, é motivo de muita alegria para Deus, pois sabemos que é um bom sinal que a Família de Cristo está crescendo, e para isso, a casa do pai precisa de mais espaço para caber todo seu povo, para que juntos, possamos louvar e glorificar Santo nome de Jesus Cristo É assim que se expressa o líder e pastor Emmanoel Barbosa de Lima, da Igreja Evangélica Assembleia Família Unida, que inaugurou com todas às pompas que manda o figurino na sexta-feira, 18 de maio, às 19h30 horas, o seu novo templo, na Av. Xavier da Silveira, 1086, bairro de Lagoa Nova em Natal. Pastores e crentes de várias igrejas evangélicas coirmãs marcaram suas presenças, parabenizando os irmãos pelo novo empreendimento realizando para grandeza da Obra de Deus. Entusiasmado com o ministério que abraçou Emmanoel Barbosa afirma categoricamente:“Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia” (Hebreus 10:25).
 
PROPOSITURAS PEDAGÓGICAS...
A minha sobrinha, professora Márcia Cristina Leite Braz, assessora didático-Pedagógica da Faculdade Presbiteriana Mackenzie de Brasília (Distrito Federal), participou da Feira Educar, em São Paulo (SP), onde ministrou palestra sobre os "Desafios e Proposituras Pedagógicas para Aprendizagens dos Nativos Digitais", sendo muito aplaudida pelo público presente. 
 
IEADERN NO ARENAS DUNAS
Quinta-feira, dia 18 de maio, foi assinado o contrato entre a Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Rio Grande do Norte RN (IEADERN) e a administração Estádio de Futebol Arena das Dunas, situado à margem direita da BR-101, para a realização da cruzada evangelística em comemoração ao Centenário da Assembleia de Deus, que acontecerá sábado, dia 26 de maio, às 14 horas. O contrato de locação foi assinado entre o presidente da IEADERN, pastor Martim Alves da Silva e o presidente daquela praça de esportes Ítalo Mitre.
 
GOIANINHA EM AÇÃO
A Assembleia de Deus de Goianinha, situada na microregião do Litoral Sul, a 64 quilômetros de Natal, liderada pelo pastor Ivan Gonçalves de Oliveira, também se prepara para a festa do seu Centenário, que ocorrerá no dia 15 de junho vindouro. São 100 anos anunciando “Boas Novas'', este o é tema do centenário da festa pentecostal. Diversas caravanas de pastores e evangelistas do Estado, além de outras vindas de estados do Nordeste, marcarão suas no evento do centenário, que promete lotar o belo estádio de futebol. 
 
SINAL ANALÓGICO
Dia 30 de maio o sinal analógico de TV foi desligado em Natal e mais 25 municípios do Estado após intensa campanha e mobilização empreendida pela Seja Digital. A Seja Digital é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, criada por determinação da Anatel, com o principal objetivo de informar e orientar a população durante todo esse processo de desligamento. Agora, a programação da TV aberta no Brasil permite que os telespectadores desfrutem de imagem mais nítida e som de melhor qualidade, sem ruídos ou chiados.
 
DINAMISMO NO IPEM
O Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (IPEM) é uma autarquia estadual, que está sob a jurisdição da Secretaria de Justiça e da Defesa da Cidadania, sendo delegado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). Possui quase 100 colaboradores, dentre os servidores, comissionados, cedidos e terceirizados, segundo o diretor-geral, Cyrus Alberto de Araújo Benavides. Desde que assumiu a direção da autarquia, em 2015, designado pelo Governador Robinson Faria, o novo diretor procurou integrar todos servidores que compõem o quadro lotacional do instituto, objetivando dinamizar a fiscalização e, consequentemente, melhorar a produtividade, com o intuito de atingir as metas desencadeadas pelo INMETRO.
 
ATENDIMENTO PELA INTERNET
A concessão de aposentadoria por idade e salário-maternidade pelo portal Meu INSS vai acelerar o atendimento não só para quem usa a internet, mas também para os segurados que são atendidos nos postos da Previdência. Isso acontecerá, segundo expectativa do INSS, porque à medida que os atendimentos forem feitos pela internet, mais servidores serão deslocados para análise de documentos nos postos. Caso os dados do trabalhador estejam atualizados na base de dados da Previdência, a concessão do benefício não passará de 30 minutos, de acordo com o INSS. A expectativa do órgão é de conceder automaticamente até 20% dos pedidos feitos por meios remotos, conforme José Francisco da Silva Neto, chefe da Divisão de Gestão e Implantação de Sistema da Diretoria de Atendimento do INSS. Desde segunda-feira, 21 de maio, esses serviços só poderão ser feitos pelo site inss.gov.br ou pela Central de Atendimento 135. Ou seja, o atendimento presencial para essas solicitações deixarão de existir.
HOMENAGEM
O Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN) foi homenageado sexta-feira, 17 de maio, às 18 horas, pela passagem dos seus 166 anos, feita pela Câmara Municipal de Natal (CMN). Na ocasião, foi outorgado o título de “Cidadão Natalense” ao presidente Ormuz Barbalho Simonetti.
 
NOVO LIVRO 
Em fase de conclusão e com lançamento programado para o segundo semestre deste ano, o presidente de honra do Instituto Histórico e Geográfico do RN, escritor Valério Mesquita, vai lançar novo livro abordando crônicas, fatos da vida social, cultural e político do Estado. 
 
AV ROBERTO FREIRE
Meu amigo e antigo vizinho do Tirol, leitor assíduo da coluna, Fernando Antônio Bezerra Cavalcanti, liga para o colunista reclamando barbaridade pela falta de sinalização na Avenida Roberto,  Zona Sul de Natal, pois o trânsito na hora do pico deixa o motoristas altamente estressados. Com a palavra, a secretária Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SEMOB),Elequícina Santos.
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).