Pinto Júnior

19/05/2018 08h18

Em bate-papo que tive com Liêda Amaral, falamos acerca de sua coordenadoria na Comissão da Mulher Contabilista do Rio Grande do Norte, enfatizando crescimento da participação feminina nesta área.

Referência na contabilidade potiguar, Liêda é graduada em Ciências Contábeis (UFRN), mestra em Engenharia da Produção (UFRN), doutora em Tecnologia e Sistemas de Informações (Uminho -em defesa), consultora do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), especialista em Compliance, Riscos e Social, co-responsável pelo Projeto de unificação das Receitas Federal e Previdenciária, membro do Painel de Especialistas do Fundo Monetário Internacional, consultora e instrutora das Nações Unidas, conferencista e painelista em eventos nacionais e internacionais, pesquisadora nas áreas de Finanças, Empreendedorismo e Inovação. Além de ter participado de missões em diversos países, como Estados Unidos, México, França, Inglaterra, Suíça, Itália, Espanha, Mozambique, Argentina, Chile e outros.

Quais são os seus projetos à frente da coordenadoria?

Liêda Amaral: Hoje, temos uma grande preocupação com o desenvolvimento profissional e a inserção no mercado da mulher contabilista e da estudante de ciências contábeis.

As mulheres ainda são minoria no segmento da contabilidade?

Liêda Amaral: Está meio a meio. Há uma democracia de gênero. Eu, quando cursava ciências contábeis, dividia a sala com apenas duas mulheres. Hoje, esse número já atingiu 50%. Estamos quase ultrapassando.

Há mais mulheres nas salas de aula?

Liêda Amaral: Sim. Principalmente quando analisamos os cursos de mestrado e doutorado.

Quando profissionais de contabilidade temos no RN?

Liêda Amaral: Se contarmos com os ativos e com aqueles que atuam sem registro, temos 23 mil. É um segmento extremamente importante.

Recentemente, a sra. concedeu uma palestrou em Vitória da Conquista. Qual foi o tema discutido?

Liêda Amaral: Foi um encontro empresarial. Falei acerca da importância da contabilidade gerencial. Havia mais de 300 empresários presentes. Discutimos a qualidade da informação contábil, melhor política de segmentação de preços, como avaliar o estoque e lastro financeiro, etc. Um dos principais pontos foi como criar uma proposta de valor que cause diferenciação no mercado. A proposta de valor significa o motivo que faz alguém escolher uma empresa e não outra.


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