Pinto Júnior

16/05/2018 15h38

Nos corredores, irejas, gbares e cafés do RN, o tema das conversas é cada vez mais as eleições de outubro de 2018. Violência e corrupção também estão no cardápio, mas as eleições estão sendo colocadas como prato principal.

No alpendre do Potiguar Notícias, antes e depois das entrevistas gravadas para a Band, Gazeta 105 Fm e para o portal, a indagação que nunca fica de fora é: A eleição para o Senado Federal será mais uma nomeação de José Agripino Maia e Garibaldi Alves Filho? 

Nos corredores da Câmara Municipal de Parnamirim, onde o presidente Irani Guedes já sugeriu a aposentadoria de Agripino e Garibaldi. Aposta-se que em outubro um dos dois senadores não conseguirá voltar ao Senado. Será? 

Nos corredores e gabinetes da Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante, o nome da deputada Zenaide Maia é tido como certo para ocupar uma vaga no Senado.  O nome de João Maia e Raimundo Mendes disputam as preferências para a Câmara Federal. 

No restaurante Gosto & Sabor, a pergunta chave é: Quem será o próxomo a ser preso ou a ser solto pela Lava Jato? O ex-deputado Henrique Alves (MDB) voltará para a vida pública? Voltará em outubro para disputar vaga de deputado federal? 

No Largo do Ateneu em Natal, há mesas no canteiro central onde xícaras de café são testemunhas de muitas teses e antítese. Para alguns o governo de Robinson Faria já acabou, para outros se o governador conseguir pagar de forma atualizada os salários ainda atrasados dos funcionários em dia e se a escalada da violência diminuir há chance de o governador chegar ao segundo turno. Ainda no Largo do Atheneu, nas calçadas dos bares e entre goles de cerveja, fichas são apostadas em Carlos Alves, Fátima Bezerra, Fábio Dantas e Robinson Faria. Há eleitor para  todos os gostos. 

Nas escadas da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, não se fecha questão acerca do palanque do PSDB potiguar para eleição de outubro. O PSDB de Rogério Marinho está próximo do vice-governador Fábio Dantas. Rogério é inimigo de Fátima Bezerra, do PT, odeia Carlos Alves do PDT e não é próximo a Robinson Faria, do PSD. Então lhe resta Fábio Dantas do PSB. Mas, o cauteloso presidente do PSDB, Ezequiel Ferreira de Souza, manda dizer que só descarta Fátima Bezerra porque PT e PSDB são rivais, de Currais Novos à Brasília. Passando por guerras eleitorais acirradas em São Paulo e Minas Gerais. Ezequiel conversa com Robinson Faria, conversa com Carlos Eduardo Alves, conversa com Fábio Dantas e até com faz sondagens sobre um nome alternativo a estes. Ezequiel tem conversado João Maia neste sentido. 

O antigo prédio da UFRN que abriga a Câmara Municipal de Natal é o cenário de pautas  locais e de pautas  nacionais. No plenário, nos corredores e nos gabinetes, o cardápio é 100% política. Lá, o vereador Preto Aquino é pré-candidato ao Senado Federal. A esposa do presidente da Câmara Municipal é candidata a deputada Federal, na garupa do Avante. O vereador Klaus Araújo do Solidariedade é pré-candidatos a deputados estadual. Carlos Alves suportará  a “chapa Lava Jato com Agripino e Garibaldi no palanque?”. Zenaide Maia conseguirá ocupar uma das vagas do Senado Federal? Robinson conseguirá defender o seu governo?" Perguntas recorrentes.  A bancada federal a ser eleita será a mesma? Quais federais poderão ser derrotados? Não haverá renovação na Câmara Federal? 

Centro de Parnamirim. Na Praça Paz de Deus, depois de confessar os pecados a Padroeira Nossa Senhora de Fátima, uma reposa indagou. Quando Parnamirim será protagonista? Onde já se viu, o terceiro município do Rio Grande do Norte não ter candidato a deputado federal competitivo ou um secretário de Estado com prestígio? 

De volta ao alpendre do Potiguar Notícias, alguém avisa que haverá vida após as eleições. Que Parnamirim não tem candidato a governador, a senador e nem candidato competitivo a deputado federal. Diferente de São Gonçalo, que tem apenas metade do eleitorado da cidade Trampolim da Vitória. Na Terra dos Márteres há protagonismo...

Registre-se: Maurício Marques apoiará Fátima Bezerra. Carlos Maia apoiará Fátima Bezerra. Taveira apoiará Robinson Faria. Tita Holanda apoiará o professor Carlos Alberto do Psol. Pastor Sandoval apoiará Kelps Lima. Quem apoiará Carlos Alves? Quem apoiará Fábio Dantas?

Nos bares e igrejas, circulam os que acham que as soluções dos problemas do Brasil estão nos quartéis. Há os que acham que as soluções do Brasil estão nos tribunais. Existem àqueles que entendem não existir solução. Mas, felizmente parece que a maioria compreende que as saídas para amenizar os problemas estão na realidade nas urnas. A política é a saída. 

 


*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).