Claudino Leite

15/05/2018 00h15

PARA E REFLITA...

“Os grandes feitos estão reservados para os grandes homens” (Miguel de Cervantes, dramaturgo espanhol).

POLÍTICA E ÉTICA NAS IGREJAS DE HOJE

As novas gerações emergentes desconhecem que, outrora, os políticos, na melhor das intenções, ignoravam a importância da força dos evangélicos. Frequentemente, ocorria até fato pior: as maledicências e inverdades, quando partiam do clero, execravam os “protestantes”, apontando-os como inimigos, praticantes do charlatanismo e exploradores da ingenuidade dos humildes em tempos passados. No século XXI, quando somos parcela marcante da sociedade brasileira, os políticos deixaram de nos ignorar. Pelo contrário, passaram a assediar alguns pastores, procurando corrompê-los de todas as formas. E, lamentavelmente, muitos cedem às tentações. Por exemplo, trocam favores por votos, como se essa praticidade não atentasse flagrantemente contra a ética. À luz do Direito, isto constitui crime. Por vezes, os crentes se recusam a compor “currais eleitorais”.Os candidatos evangélicos derrotados, ao se aperceberem do fracasso das urnas, reagem de maneira antiética, contrariando os ensinamentos bíblicos e doutrinários. O fato ocorre entre eleitores evangélicos e candidatos derrotados. A comunidade cristã antes ignorada, ofendida, humilhada e perseguida, sem dúvida, passa a ser uma legião de votantes

disputadíssima, adquirida a peso de ouro. A maldade se propaga comprometendo a vitalidade espiritual da unidade organofuncional das igrejas cristãs, lembrando uma enfermidade insidiosa e progressiva. Infelizmente, há evangélicos que só votam se seu apoio for comercializado. O valioso direito de influir na escolha dos governantes do país é tolhido, perdendo a dignidade, nivelando-se aos inescrupulosos balcões de negócio. As igrejas evangélicas poderiam até promover campanha contra essas insuportáveis distorções. A maioria do segmento evangélico não pactua com os responsáveis por esse quadro, não merece ser confundida com os maus exemplos. Louve-se que, mesmo fora da Seara Evangélica, latu senso, existem eleitores éticos e conscientes, que pautam suas vidas dentro dos preceitos cristãos. Alguém diria, contraditório? Portanto, esperamos que o nosso alerta sirva de reflexão aos tolerantes e apáticos com as infiltrações deletérias na seara cristã, a exemplo do que ocorreu com as sete igrejas da Ásia Menor, atualmente a Turquia. O que havia entre essas igrejas era o espírito de tolerância com as falsas doutrinas (os nicolaítas, a idolatria, etc). Contextualizando e considerando a evolução nos dias de hoje a política partidária e mesmo religiosa são importantes, entretanto a prioridade é Cristo – O primeiro amor.

QUILOMETROS PECORRIDOS

Não se avalia uma estrada pelos quilômetros percorridos nem pelo tempo gasto em percorrê-la. O que se mede, e que nos marca, serão os obstáculos vencidos antes de atingirmos o nosso propósito. A vida é como uma estrada onde os obstáculos a serem vencidos, por vezes, são quase intransponíveis ou insuperáveis. pois muitas pedras ocultas e dos interesses pessoais nem sempre confessáveis. Mas, felizmente, existe uma luz que penetra na escuridão iluminando a jornada, ensejando-nos a alternativa de contornar ou transpor as pedras ali colocadas pela Divina Providência, objetivando nos lapidar o espírito. A luz melhor é aquela de quem conhece o caminho, de quem já trafegou pela estrada; é a luz da amizade; amena, sincera e desinteressada, como a dos verdadeiros amigos. Nós pensamos assim. Os outros...

FILIAÇÃO

A Igreja Assembleia de Deus Ministério Santos, no litoral paulista, completou 94 anos. No último sábado 5 de maio, realizando uma série de atividades para comemorar a data. Como parte das comemorações, a igreja recebeu o pastor Samuel Câmara, líder da Igreja Mãe em Belém do Pará e oficializaram a filiação da igreja à Convenção das Assembleias de Deus no Brasi l (CADB), juntamente com cerca de um mil pastores que fazem parte do ministério. Câmara foi o preletor da noite. Fundada em 5 de maio de 1924, a Assembleia de Deus Ministério Santos é conhecida como a igreja pioneira do Estado de São Paulo. O Ministério de Santos possui 168 igrejas na Baixada Santista e em todo, o ministério somam-se mais de 800 igrejas espalhadas pelos litorais de SP Norte e Sul, Baixada Santista, Planalto, Interior, Vale do Ribeira e Sul de Minas, além dos templos em outros estados.

CAMPANHA DE ORAÇÃO

A Capelania Evangélica da Polícia Militar do Estado promove neste mês de maio, de segunda à sexta-feira, de 10 às 11 horas da manha, uma campanha de oração contra a onda de violência que ocorre no Rio Grande do Norte, sob a direção do capitão e pastor Ribamar de Lima.

É PROIBIDO

Confira esta nota do Ministério Público Eleitoral do Rio Grande do Norte:

- O MP Eleitoral recomenda às entidades religiosas do Rio Grande do Norte quanto à proibição de propaganda eleitoral (seja de forma verbal ou imprensa) em templos religiosos. O desrespeito a essa regra da legislação pode resultar em aplicação de multa à entidade e até cassação do registro do candidato. Acrescenta: “A liberdade de manifestar a religião ou convicção, tanto no local público como em privado, não pode ser invocado como estudo para a prática de atos vedados pela legislação”.

FAMÍLIA UNIDA

O pastor Emmanoel Barbosa de Lima, da Igreja Evangélica Assembleia Família Unida convida à família evangélica em geral e os amigos do evangelho para participar de 18 a 20 de maio, às 19 horas, de três cultos festivos para marcar a inauguração do seu novo templo na Av. Xavier da Silveira, 1086, no bairro de Lagoa Nova. Todos são bem-vindos.

80 ANOS DE FÉ E ENSINO

O Instituo Bíblico Betel Brasileiro, sediado em João Pessoa (PB), comemorou seus 80 anos de fundação. Fundado por missionários canadenses, a entidade cristã é responsável pelo Seminário Teológico Evangélico Betel Brasileiro. Funciona como internato oferece cursos apenas para mulheres, as quais são recomendadas pelas igrejas evangélicas, que são vinculadas nas áreas de teologia, aconselhamento, missões e línguas bíblicas, entre outros, o seminário tem extensões em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Goiás, Bahia e Pará, além de Portugal e Japão. A missionária brasileira, professora diretora, Lídia Almeida, de saudosa memória foi uma baluarte nessa entidade cristã.

NOVOS SECRETÁRIOS

O governador Robinson Faria empossou na manhã sexta-feira, dia 11 passado, sete novos auxiliares que farão parte da gestão estadual nas pastas do Turismo, Recursos Hídricos, Assuntos Fundiários, Saúde, Desenvolvimento Econômico, Esporte e Fundação de Apoio à Pesquisa. Os nomes dos gestores já foram publicados no Diário Oficial do Estado (DOE). São eles: Secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos – Mairton França; Secretário de Turismo – Manoel Gaspar; Secretário de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária – Antônio Carlos Fernandes de Medeiros; Secretário de

Saúde Publica – Pedro Cavalcanti; Secretário de Desenvolvimento Econômico – Renato de Souza Cavalcanti Marinho; Secretário do Esporte e do Lazer – Fernando Dantas Vilar Ramalho; e Presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do RN – João Maria de Lima.

FISCALIZAÇÃO NOS COMBUTÍVEIS

Na sexta-feira, dia 11 deste mês, foram divulgados os resultados de uma ação conjunta cuja finalidade foi encontrar irregularidades em 57 postos de combustíveis localizados na Grande Natal e no interior do Rio Grande do Estado. A ação envolveu o trabalho de policiais civis da Delegacia Especializada em Defesa do Consumidor e os fiscais do Instituto de Pesos e Medidas (IPEM-RN). A operação fiscalizou postos de gasolinas , sendo encontrados lacres coletados nas bombas dos estabelecimentos, os quais haviam sidos rompidos e fixados novamente com cola, resultando irregularidades, pois na calibração das bombas manipuladas nesses postos de gasolina. Cerca de 100 profissionais de Natal, Paraíba, Pernambuco, São Paulo e Curitiba participaram da operação em oito municípios: Natal, Parnamirim, Ceará-Mirim, São José do Mipibu, Santa Cruz, Mossoró, Currais Novos e Caicó, segundo o diretor-geral do IPEM, Cyrus Benavides, falando em entrevista coletiva à imprensa local.

HOMENAGEM

A Câmara Municipal de Natal (CMN) realizará, quinta-feira, às 18h30, sessão especial em homenagem ao Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN), pelo transcurso dos seus 116 de fundação. O Instituto é a Casa da Memória mais antiga do Estado.

GREVE NA RECEITA

O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal iniciou uma paralisação de 30 desde segunda-feira, 14 de maio, nas unidades de tributos internos. As Aduanas poderão adotar a paralisação total ou operação padrão em seus serviços. O comunicado da paralisação foi feito pelo Sindifisco Nacional em ofício encaminhado ao secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, para formalmente informá-lo do resultado da Assembleia Nacional, realizada na quinta-feira, 10 de maio último A intensificação do movimento é uma decisão da Assembleia Nacional da categoria decorrente do descumprimento, por parte do Governo, da Lei 13.464/17, que reestrutura a remuneração do cargo de Analista Tributário e que institui o Bônus de Eficiência. Segundo c o Sindicato, está garantida a continuidade dos serviços essenciais ao longo da paralisação, a ser cumprido pelo quantitativo máximo de 30% dos integrantes da classe.

PARABÉNS!

Para a mana Zenaide dos Santos Leite, leitora assídua, deste Portal de Notícias, que sábado, dia 12 de maio, amanheceu de idade nova, sendo muito cumprimentada pelos familiares. além dos amigos que lhes são queridos. Desejo-lhe saúde e longevidade de vida.

TV POR ASSINATURA

Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou hoje (16), no Diário Oficial da União, alterações no regulamento do Serviço de Acesso Condicionado (SeAC), que trata da oferta de canais digitais da TV aberta na TV por assinatura. Pelas novas regras, o carregamento do sinal digital das geradoras locais da TV aberta pelas empresas de TV por assinatura se dará por negociação. As alterações entrarão em vigor em 90 dias. Pelo atual entendimento, a obrigatoriedade de carregar o sinal vale apenas para os canais analógicos. A Anatel também determinou que, caso não haja acordo, as geradoras locais poderão exigir o carregamento gratuito do sinal. Caberá à agência reguladora decidir sobre o conflito.

PRIMEIRO SUPLENTE

Resignado, mas trabalhando em silêncio atendendo às pessoas carentes de Natal, especialmente na Zona Norte, como clínico geral e oftalmologista, o médico Isaac Mário de Araújo Cunha, filiado no Partido Humanista Social (PHS), reúne, credibilidade dignidade e relevantes serviços prestados na capital natalense, Ceará-Mirim, João Câmara e São Gonçalo do Amarante. Ele é o primeiro suplente do partido na Câmara Municipal de Natal, eventual substituto do titular vereador Sueldo Medeiros, candidato à Câmara Federal nas eleições de outubro vindouro.


*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).