Andrezza Tavares

11/05/2018 13h58
Profa. Dra. Andrezza M. B. do N. Tavares  
Prof. Dr. Fábio Araújo dos Santos
 
O potencial criativo consiste em uma disposição mental exclusivamente humana. Os estudos atuais sobre a criatividade caminham na direção de uma perspectiva integradora que considera a importância de múltiplos fatores para o desenvolvimento criativo. Para o pesquisador Dr. Fábio Santos, que investiga sobre processos cognitivos, “a compreensão sobre criatividade requer um exercício complexo que convida a pensar para além da formulação e da solução de problemas, sendo necessário considerar também fatores mentais, culturais, emocionais, afetivos, históricos, sociais, entre outros, que envolvem os sujeitos em situação de aprendizagem”, comentou o pesquisador em entrevista ao programa Capital Cultural da PNTV, em abril de 2018 
 
No campo da Educação está superada a ideia de que a criatividade consiste em um dom vocacional ou em uma habilidade mental pertencente apenas aos gênios. Associar a criatividade a um benefício mental possuído por alguns poucos sujeitos eleitos é uma crença inatista, segregadora e excludente. É essencial que a escola e a sociedade reconstrua essa ideia para que se alcance o desenvolvimento de sujeitos de forma irrestrita.  Para o pesquisador Fabio Santos “a criatividade não nasce do “vácuo”, não é algo divino e nem algo sem intencionalidade. A escola é o contexto ideal para a sua estimulação e produção” desde que mediações e ambientes de aprendizagens sejam disponibilizados para isso 
 
Todos nascem com, a vontade de se transformar, e, necessariamente, de transformar o contexto social e cultural em que vivem. A criatividade atualmente significa um produto da mente humana elaborado a partir da capacidade do sujeito produzir algo novo e original considerando os seus desafios anteriores. O ato de criar em circunstância de atividade estimula à “resolução de problemas e exige diversas capacidades como a sensibilidade aos problemas, fluidez, flexibilidade, originalidade, redefinição e elaboração” (Fabio Santos, 2018) 
 
Existe aprendizagem criativa sempre que o estudante imagina, significa, combina, modifica e cria qualquer plano ou artefato novo, por mais insignificante que a novidade possa parecer se comparada com as realizações dos grandes teóricos da história da ciência 
 
Pensar em um ambiente escolar de aprendizagem criativa é valorizar a convergência de fatores específicos, porém, interrelacionados como a inteligência, estilos intelectuais, conhecimento, personalidade, motivação e o contexto ambiental. Significa valorizar múltiplas funções mentais do indivíduo e também diversidades de contexto da mediação. O contato pedagógico com  experiências diversificadas favorece a qualidade de ideias e a organização do pensamento dos aprendentes 
 
De acordo com o pesquisador Fabio Santos, não é difícil o alcance pedagógico da aprendizagem criativa, “basta que o trabalho docente não se limite a reproduzir factos, memórias ou impressões vividas, mas que permita criar novas imagens, novas ações, fazendo coletivamente emergir a função criadora ou combinatória na aprendizagem escolar │Foto: Maísa Cristina dos Anjos Menezes.
 
O processo interativo é o grande responsável pelo fato de o sujeito poder criar. Outro ponto a se considerar é que o ser humano elabora o seu potencial criador através do trabalho ao realizar tarefas essenciais à vida. Afirmar que a criação se desdobra no trabalho significa estimular na escola o fazer intencional, produtivo e necessário que amplia a capacidade de adaptação e de vida.
 
De maneira resumida, segundo o entrevistado, é simples desenvolver a aprendizagem criativa no contexto escolar. Para isso é preciso empreender que: o homem é uma “totalidade aberta” e o seu cérebro é um órgão capaz de armazenar, reproduzir, criar, combinar e produzir conhecimento; está superada a crença da criatividade no enfoque biológico; está ultrapassado o quadro permanente da rotina repetitiva; e, que é fundamental valorizar a diversidade e o dinamismo dos ambientes de aprendizagem. É a atividade criadora que faz a humanidade ser projetada para o futuro!!!

 


*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).