Evandro Borges

08/05/2018 09h28
A cada livraria e papelaria que é aberta em Natal considero uma dádiva que deve ser prestigiada, recentemente estive na Casa do Colegial com Valério Calado na nova loja da Avenida Prudente Morais, uma saga familiar e agora, sexta-feira última, fui ao Partage Shopping da Zona Norte, em Natal participar da inauguração da Livraria Câmara Cascudo, finalmente, uma livraria na zona Norte.
 
Os índices de analfabetismo no Estado não são nada lisonjeiro,  o hábito pela leitura não é animador e a capacidade de empreender em livrarias não é tarefa fácil, pelo contrário é um desafio, seria bastante lembrar um pouco de quantas livrarias marcaram época em Natal e se encontram fechadas, desapareceram, e nesta atual fase a concorrência com a internet passou a ser quase desleal.
 
Na inauguração da Livraria Câmara Cascudo estive com Pinto Júnior o nosso timoneiro do Potiguar Notícias, com Suzana Rocha uma das apresentadoras do Programa Capital Cultural e especialmente com Bira Marques, presidente do CDL de Parnamirim, que nos deu a oportunidade de falarmos um pouco, da coragem de uma livraria de capital local estabelecida em shopping com muitos encargos.
 
A Livraria no shopping é agradável, com um bom espaço, parte papelaria com material de expediente, e parte para comercialização de livros, com muitos títulos, uma voltada para o público infantil, que os pais devem levar os filhos para desde cedo criarem o hábito pela leitura, para firmarem laços com os livros, incentivando a imaginação e  despertar os interesses e  ajudar em futuras vocações.
 
Há também, livros didáticos no segmento do Direito, centrado mais no âmbito do Direito Civil, com coleções, inclusive legislação em “Vade mecum”, de variadas editoras, indispensável para os juristas, sendo assim, mais uma opção, para os estudantes e profissionais da área, em face da excelência que é um shopping, principalmente nos fatores de segurança e estacionamento, praça de alimentação, passeios e comércio aprazível.
 
Os livros da atualidade que estão sendo comercializados que me prenderam atenção pela diversidade e pluralismo, podendo ser citados os seguintes: a Biografia de Luís Carlos Prestes de Anita Leocádio, três tomos do Capital de Karl Marx, uma Breve História da Riqueza de Willian Bernstein, Como se tornar um líder servidor de James C. Hunter, o mesmo escritor de o Monge e o Executivo, portanto,  contemplando os mais diversos tipos de leitores/consumidores. 
 
Para quem gosta de leitura, a vinda da Livraria Câmara Cascudo no Shopping Partage da Zona Norte é uma satisfação, pois a localidade estava descoberta deste equipamento comercial, significa mais cidadania pela leitura, pela oportunidade de novos saberes e conhecimentos, inclusive de ordem cientifica, pelo empreendedorismo de Bira Marques.

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).