Claudino Leite

24/04/2018 00h44

PARA E REFLITA...

"Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação" (Habacuque 3:17-18).

IGREJAS CONTROLAM NOVE DOS CINCO VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO NO PAÍS

A presença de igrejas no controle de veículos de comunicação no Brasil já pode ser medida. Dos 50 veículos de maior audiência ou capacidade de influenciar o público, ao menos nove são controlados por lideranças religiosas cristãs, católicas ou evangélicas, revela a pesquisa “Media Ownership Monitor Brasil”, desenvolvida em parceria pelas ONGs Repórteres sem Fronteiras e Intervozes. O estudo mostra quem controla a mídia no país a partir da avaliação de 11 redes de TV aberta e por assinatura, 17 jornais diários e revistas semanais, 10 portais e 12 redes de rádio. A igreja com maior controle sobre veículos de comunicação é a Universal do Reino de Deus (IURD). Desde 1989 sob o domínio do bispo Edir Macedo, o Grupo Record é responsável pela RecordTV, pela RecordNews, pelo portal R7 e pelo jornal Correio do Povo. Além da Record, a Universal detém a rede de rádios Aleluia desde 1995. A Igreja Católica aparece na pesquisa por meio de uma emissora de rádio e outra de televisão: a Rede Católica de Rádio (RCR) e a Rede Vida de TV. A

primeira foi fundada em 1997 a partir da união de sete outras redes de rádio já existentes que pertenciam a instituições e leigos católicos. Já a Rede Vida, cuja concessão foi liberada em 1990, só começou a transmitir em 1995, sob gestão do Instituto Brasileiro de Comunicação Cristã (Inbrac). Outros dois grupos religiosos que aparecem entre os mais influentes ou de maior audiência são a Rede Gospel de televisão – controlada desde 1996 pela Igreja Apostólica Renascer em Cristo, do casal Estevam e Sônia Hernandes – e a Rede Novo Tempo de rádio, lançada pela Igreja Adventista do Sétimo Dia em 1989. Entre esses nove veículos em poder de igrejas, cinco direcionam todo o seu conteúdo para a defesa dos valores de suas crenças: as redes de rádio Aleluia, Novo Tempo e Católica de Rádio e as emissoras de TV da Rede Gospel e da Rede Vida.

SALÁRIO MINIMO

O leitor Fernando Antônio, amigo e antigo vizinho do Tirol, liga o telefone e pede ao colunista retificar, que coluna Portal PN, edição de terça-feira, dia 17 de abril passado, na nota sob o título “Salário Mínimo”, saiu o valor do próximo mínimo 2.002 reais, para o próximo ano. Então, onde se lê: 2.002 reais, leia-se, 1.002 reais. Erro de digitação, Fernando. Obrigado pela observação.

KAKÁ & IGREJA RENASCER

Em uma entrevista ao site UOL o jogador Kaká, aposentado dos campos desde o ano passado, revelou partes de sua vida questionando os rótulos que recebeu ao longo de sua carreira como “o virgem”, o “bom moço”, o “crente”, o “amarelão”, e agora o “aposentado”. Kaká foi criado em um lar evangélico, frequentando com seus pais a Igreja Renascer em Cristo. Ao longo dos anos, quando a fama de jogador começou a surgir, o atleta se tornou o maior promotor da denominação liderada pelo casal apóstolo Estevam e bispa Sônia Hernandes. Foi na Igreja Renascer que ele se casou com, agora sua ex-esposa, Caroline Célico, jovem que se tornou evangélica para acompanhá-lo e até chegou a se tornar pastora da igreja; enquanto ele foi ungido como presbítero. Mas em 2010, após escândalos que levaram o casal Hernandes a serem presos nos Estados Unidos, Kaká e Carol Célico se desligaram da igreja. A decisão de sair da igreja onde cresceu foi tomada para deixar de ter sua imagem ligada aos problemas judiciais de Sônia e Estevam. “Expliquei meus motivos ao apóstolo e à bispa. Eles entenderam e a relação continua ótima. Tinha chegado meu limite com a instituição”, declarou o ex-atleta. Ele acredita que após sair da Igreja Renascer, a denominação “deixou de ser a ‘igreja do Kaká'” e “voltou a ser o que deveria: a igreja Renascer em Cristo”.

REPRESSÃO NAS IGREJAS

As igrejas ucranianas estão enfrentando o fechamento após uma repressão do governo que restringe a forma como as igrejas podem operar.Líderes locais na região de Luhansk, que é controlada por separatistas russos, aprovaram uma lei que restringe o funcionamento das igrejas na região, segundo a Associação Eslava do Evangelho.“Basicamente, proíbe as igrejas de realizarem culto, realizar pequenos grupos ou reuniões em casas. E também, parece que eles vão exigir que cada organização religiosa obtenha um novo registro até agosto, disse Joel Griffith, da Slavic Gospel Association.Isso significa que as igrejas serão consideradas ilegais, a menos que possam mostrar que têm pelo menos

30 memorandos vivendo dentro de uma área específica. Também restringe a forma como as igrejas operam fora de suas paredes.“Aparentemente, a distribuição de literatura religiosa, mesmo entre igrejas, é proibida sem permissão pessoal por escrito das autoridades”, disse Griffith. ‘Também parece que a distribuição fora das igrejas nem é realmente referenciada na lei. Então, esse é um tipo de ponto de interrogação. Ele acrescentou que os líderes da igreja no leste da Ucrânia estão preocupados com a possibilidade de a lei ser usada para culpar as igrejas por atividades extremistas ou terroristas e espionagem. Certamente, sei que farão tudo quanto puderem em obediência a Cristo. Ele é sua primeira preocupação lá. E vão em frente e proclamar o Evangelho, não importa o que aconteça – disse Griffith. “Eles só vão ter que adotar [uma maneira] eles podem fazer isso de maneira discreta”.

LULA NO CÁRCERE

Deu na coluna do jornal Estado de São Paulo: “O monge titular do Templo Budista de Brasília (DF), Ademar Kyotoshi Sato, tentou visitar o ex-presidente Lula na prisão em Curitiba (PR), porém não obteve sucesso. Declarou à grande imprensa que ficou doente em virtude da prisão do petista, O que fez pegar um avião e viajar a Curitiba. Decidiu, então, escrever cartas semanais ao ex-presidente, que se chamarão: “Cartas para o Lula no cárcere”.

SEM UNIÃO

A possibilidade de uma chapa que unisse a evangélica da Assembléia de Deus em Brasília, Marina Silva (Rede) e Joaquim Barbosa (PSB), segue no radar de apoiadores dos presidenciáveis. O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Ayres de Brito decidiu promover um encontro entre os dois, tentando viabilizar um entendimento, mas não logrou êxito.

REAJUSTE DOS SERVIDORES

Essa desagrada a classe. O ministro da Fazenda, Eduardo Guardiã revelou à imprensa, em viajem a Washington, que o governo poderá adiar o reajuste salarial dos servidores públicos federais previsto para 2019. Segundo ele, “esta é uma alternativa” para os desafios da política econômica do ano vindouro. No entanto, Guardiã salientou que, a decisão ficará para a ocasião em que o presidente Temer remeter a Lei Orçamentária Anual (LOA), ao congresso, em agosto próximo.

REFORMA TRABALHISTA

O presidente Michel Temer decidiu editar decreto para regulamentar pontos da reforma trabalhista. A decisão foi tomada após o Congresso Nacional não votar a Medida Provisória (MP) que alterava pontos polêmicos da reforma. A a MD perde a validade na segunda-feira, 23 de abril. Segundo a Casa Civil, a área técnica do governo analisa os pontos que poderão ser regulamentados por decreto e, por isso, ainda não há prazo para edição do documento. Ainda nesta semana está prevista uma reunião entre técnicos do Palácio do Planalto e do Legislativo para tratar do assunto.

OMISSÃO DO ITAMARATY

Assessores mais próximos do presidente a Michel Temer, que consolidaram ao longo do governo genuína admiração por ele, não se conformam com a omissão do Itamaraty diante dos vários casos de desrespeito ao presidente no exterior. Quando, dois diplomatas de baixo clero se recusaram a trabalhar durante a permanência de Temer em Nova York, para participar da assembleia-geral da Organização das Nações Unidas (ONU).


*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).