Claudino Leite

17/04/2018 00h30

PARA E REFLITA

“A verdadeira amizade é aquela que nos permite falar ao amigo, de todos os seus defeitos e de todas as nossas qualidades” (Milôr Fernandes, jornalista, dramaturgo e poeta brasileiro).

ELEIÇÕES 2018:

DIVISÃO NA ASSEMBLEIA DE DEUS PODE ACIRRAR DISPUTA DOS PRESIDENCIÁVEIS

Começo enfileirar as notícias da semana nesse valioso Portal PN, dizendo: A Assembleia de Deus está dividida. Tal divisão pode acirrar a disputa pelos milhões de votos evangélicos dessa denominação. O pastor José Wellington foi o presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus (CGADB) de 1988 a 2017, tendo como uma das principais lideranças o pastor Samuel Câmara, presidente da Assembleia de Deus em Belém do Pará. As eleições da CGADB sempre foram bastante disputadas entre os pastores José Wellington e Samuel Câmara, sendo muitas vezes decididas na justiça comum, como por exemplo, a última eleição em 2017 entre Samuel Câmara e José Wellington Junior. Após perder várias eleições, mesmo recorrendo à justiça, o pastor Samuel Câmara resolveu se desligar da CGADB em novembro de 2017 ameaçando levar junto milhares de pastores para fundar uma nova convenção. No início de dezembro de 2017, o pastor Samuel Câmara inaugura a CADB (Convenção da Assembleia de Deus no Brasil), no Templo Central da AD em Belém (PA), com mais de 10 mil pastores filiados, provocando assim, um racha na Assembleia de Deus.

Sob o comando do pastor Samuel Câmara já há 5 mil igrejas que eram do ministério Belém. A divisão tem atraído presidenciáveis como Henrique Meirelles, Flavio Rocha e Jair Bolsonaro em busca de uma fatia desse eleitorado. Imagem relacionada quando ainda Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, já pensando nas eleições deste ano, esteve na posse do pastor José Wellington Junior ao cargo de presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB), em julho de 2017, evento que aconteceu em São Paulo e reuniu mais de 4.000 pastores. Meirelles participou também, sempre em caráter pessoal, da festa de 106 anos da Assembleia de Deus, no Pará, em junho, foi ao aniversário de 85 anos de Manoel Ferreira, bispo primaz mundial das Assembleias de Deus, em Brasília, e participou da celebração ao centenário da igreja Assembleia de Deus no Amazonas. Henrique Meirelles deixou o ministério da Fazenda para se filiar ao MDB e concorrer as eleições. Resultado de imagem para Henrique Meirelles, Flavio Rocha e Jair Bolsonaro No ano passado, Jair Bolsonaro chegou a dizer que se filiaria ao PEN (Partido Ecológico Nacional), uma dissidência do PSC, vinculado à Assembleia de Deus, mas acabou se filiando ao PSL para disputar as eleições. Bolsonaro vem recebendo apoio de alguns líderes evangélicos, entre eles, Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, que no final de março declarou que não terá outro candidato à presidência da República que conquistará mais o eleitorado evangélico que o deputado Jair Bolsonaro (PSL-RJ). Resultado de imagem para Henrique Meirelles, Flavio Rocha e Jair Bolsonaro O empresário Flávio Rocha, dono das lojas Riachuelo, se filiou ao PRB para disputar as eleições presidenciais de 2018. Apesar de ser membro da igreja Sara Nossa Terra, Racha também deve buscar apoio da Assembleia de Deus.

“RELIGIÃO SEPARA PESSOAS, CRIA ATRITOS E DIVIDE LARES E CASAIS”

Várias pregações do bispo Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), causam estranhamento para quem não é membro da denominação e desconhece a forma como a igreja separa a religião da fé. Uma das palavras recentes do bispo fala que ele repudia as religiões. A falta desse entendimento de como um bispo evangélico pode repudiar as religiões, Macedo resolveu esclarecer e declarar que a religião é “a criação satânica mais nefasta da face da Terra”, seja ela qual for. “Religião separa pessoas, cria atritos e divide lares e casais”, declarou ele. “A religião católica, a evangélica, a espírita e qualquer outra transforma sua ‘fé’ em território privado”, completa.Na visão de Macedo, o religioso é apaixonado e, às vezes, até fanático porque não usa a inteligência, apenas a fé. Por isso, Macedo compara o religioso fanático com os torcedores de clubes de futebol e ainda comenta que grandes guerras da história da humanidade tiveram como pano de fundo a religião. Macedo declara que “a fé cristã não tem nada a ver com religião”. “O Senhor Jesus não criou uma religião. Ele instituiu o Reino de Deus, isto é, a Sua Igreja”, ensina.

1º CULTO EVANGÉLICO NO BRASIL

O Youtuber Jonathans Lopes, do canal Seminarista Jovem, publicou recentemente um vídeo em que fala sobre o primeiro culto evangélico realizado no Brasil, e que o mesmo completou 461 anos, no último dia 10 de março. Monumento no centro do Rio de Janeiro em homenagem aos pastores que realizaram o primeiro culto das Américas. Segundo a narrativa histórica, em 7 de março de 1557, João Calvino, um dos maiores reformadores da Igreja, enviou dois pastores junto com um grupo de protestantes calvinistas franceses, que eram conhecidos na época como huguenotes, para o Rio de Janeiro, a fim de começar o processo de evangelização protestante no Brasil. Até que, no dia 10 de março de 1557, na

Ilha de Villegaignon, no Rio de Janeiro, foi realizado o primeiro culto evangélico em solo brasileiro, celebrado pelo pastor Pierre Richier, que utilizou em seu sermão uma mensagem baseada em Salmos 27:4, entoando logo após um cântico do Salmo 5. Após o culto, se organizaram em forma de igreja, e acabaram criando a primeira igreja evangélica das Américas. Posteriormente, outro momento marcante. No dia 21 de março, comemora-se a data da primeira santa ceia realizada pelos protestantes no Brasil, o que na ocasião gerou um certo reboliço, tendo em vista que a cerimônia foi feita em desacordo com o que a Igreja Católica na época pregava. Desse desentendimento surgiram alguns mártires da igreja protestante, que acabaram sendo presos e mortos por conta de sua fé.

CULTO E MISSA NO ANIVERSÁRIO DO GOVERNADOR ROBINSON

Para festejar os seus 59 anos, o Governador Robinson Faria foi homenageado em solenidades na quinta-feira, dia 12 de abril. As celebrações tiveram início logo pela manhã com a realização de um culto evangélico na Escola de Governo, em Natal, conduzido pelo bispo da Igreja Mundial, Daniel Oliveira. À noite, o aniversário foi marcado por uma missa em ação de graças no bairro da Cidade da Esperança, ministrada pelos padres Agustin Calatayud e Jhonerickson. O chefe do Executivo estadual agradeceu as homenagens e comentou da alegria em festejar o dia do seu aniversário. “É uma honra comemorar mais um ano de vida ao lado de pessoas que fazem parte da minha trajetória pessoal e política. Me sinto muito feliz e agradecido em poder compartilhar este momento de celebração e fé com minha família, amigos e o povo do Rio Grande do Norte”, afirmou Robinson.

CAMPUS PARTY É ATRAÇÃO EM NATAL

Um evento de tecnologia e inovação inclusivo e repleto de oportunidades aos visitantes. Esta é a Campus Party, que aconteceu até domingo (15) no Centro de Convenções, em Natal. A iniciativa inédita no Rio Grande do Norte é uma promoção do Governo do Estado com demais parceiros, recebendo 50 mil visitantes. Destes, 5 mil são campuseiros instalados no local. A Feira foi dividida em três espaços, entre eles, o Open Campus, que foi aberto para visitações de forma gratuita. O espaço contou com simuladores de realidade virtual, batalha de drones, espaço de Educação, Campus Kids e apresentações de trabalhos acadêmicos e institucionais, bem como startups com ideias inovadoras. “É na área Open mostrou atividades lúdicas que já promoveu o primeiro contato das pessoas com a tecnologia para quem sabe na próxima edição os visitantes se tornem campuseiros”, explica o diretor geral da Campus Party Brasil, Tonico Novaes.

GIDEÕES INTERNACIONAIS

Os Gideões Internacionais distribuíram em 2017 mais de 210 mil Novos Testamentos no Rio Grande do Norte, representando um investimento de R$ 400 mil reais, valor que se origina das doações dos Gideões (homens) e das auxiliares (mulheres). Os números colocam o Estado em primeiro lugar no país, na distribuição dos Novos Testamentos. A entidade é uma associação interdenominacional de homens de negócio e profissionais cristãos, membros de igrejas evangélicas espalhadas pelo país afora. A missão anunciar a Palavra de Deus por meio do testemunho pessoal e da distribuição de Novos Testamentos em mais de 190 países.

ASSU EM FESTA

Aconteceu, segunda-feira, dia 9 de abril, na cidade de Assu, a 190 quilômetros de Natal, no Templo Central da Assembleia de Deus, um culto de gratidão pelo transcurso do aniversário do pastor Alfredo Luiz de Melo, a festa contou com a participação de vários obreiros, supervisores de campo da Assembleia de Deus, além de vários políticos do Estado, procurando conquistar o votos dos fiéis. O pastor

Francisco Miranda, líder da Assembleia de Deus em Mossoró, foi op reletor da noite. Meus parabéns ao pastor Alfredo Luiz pela idade nova.

EXTREMOZ EM LUTO

Faleceu, sexta-feira dia 13 de abril, o pastor Altair, vice-presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Extremoz. Segundo as informações vindo da cidade de Extremoz, o obreiro colidiu com um cavalo, no trajeto em que ele fazia todos os dias indo em direção ao seu trabalho. O pastor Altair não resistiu, e acabou chegando ao óbito. Manifesto os meus votos de pesar à família enlutada.

SÁLARIO MÍNIMO

Pela primeira vez, o valor do salário mínimo ultrapassará 1 mil reais. O governo federal propôs o mínimo de 2.002 reais para o próximo ano, representando 5% em relação ao atual de 954 reais. O valor consta do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2018, apresentado pelos ministros do Planejamento, Esteves Calango e da Fazenda, Eduardo Guardia. Em 2019, a formula atual de reajuste será aplicada pela última vez.

INSTITUTO

O Instituto Histórico e Geográfico do Rio Gradne do Norte (IHGRN), a instituição cultural mais antiga do Estado, comemorou quinta-feira, dia 13 de abril último, seus 116 anos de fundação. Na ocasião, houve a outorga de títulos de sócios, Efetivos, Beneméritos e Amigos daquela Casa da Memória. Mais: o lançamewnto de o nº 96 da sua Revista e do Catalógo do IHGRN.

DILEMA DO POVO

A prisão do ex-presidente Lula, claro, domina as notícias da imprensa toda. E pelo jeito, dando de goleada até no futebol que, no domingo dia 8 de abril, teve vários campeonatos estaduais definidos. E pelo andar da carruagem o assunto se estenderá por muito tempo, até por que a eleição para presidente da República ocorrerá dentro de menos de cinco meses. Tenho dividido o meu tempo tomando conhecimento o que acontece no eixo São Paulo-Curitiba, além da vibrantes notícias das chuvas são uma festa, apoteose nordestino. As políticas, tristes, muito preocupantes, a Nação Brasileira na rota das incertezas.

NOVA LEI

Os cartórios de registro civil do país poderão emitir documentos de identificação, como passaporte e carteira de trabalho, alterar informações em certidões de nascimento, além de permitir que os pais escolham a naturalidade do filho de acordo com o local de nascimento ou com a cidade onde a família reside. As mudanças vieram com a Lei nº 13.484/17, sancionada, recentemente, que transformou os cartórios de registro civil em ofícios da cidadania. Segundo o presidente da Associação dos Notários e Registradores de São Paulo (Anoreg/SP), Leonardo Munari, com a medida os órgão públicos podem aproveitar da capilaridade dos cartórios, além de tornar a emissão de documentos mais acessível à população. “Os governos, seja federal, estaduais ou municipais, só tendem a ganhar porque podem economizar com mão de obra, procedimentos internos e utilizar dessa capilaridade dos cartórios”, disse. Hoje, o Brasil conta com quase 14 mil cartórios.

CINEMA

A vida de Samuel Wainer, dono de o jornal “Ultima Hora”, figura lendária da política e do jornalismo brasileiros, vai virar longa-metragem. O filme começa a ser gravado em junho vindouro, com roteiro e direção Dário Menezes, que trabalhou ao lado de Wainer nos anos 70, quando o empresário voltou do exílio.


*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).