Pinto Júnior

09/04/2018 12h15

Em bate-papo que tive com o diretor-geral da UNINASSAU, fisioterapeuta e escritor Leandro Gomes Barbieri, no PNTV Cultura, o tema central foi sua obra recentemente publicada, “Síndrome de Burnout”, enfatizando as causas, o tratamento e a prevenção do distúrbio o qual se revela responsável pelo afastamento de inúmeras pessoas do trabalho.

Como foi a publicação de “Síndrome de Burnout”?

Leandro Barbieri: Em parceria com Denilson Cerdeira, tornou-se possível a bem-sucedida concretização da publicação do livro. Está disponível à aquisição pelas maiores editoras do Brasil.

Quais são os sintomas da Síndrome?

Leandro Barbieri: “A Síndrome é caracterizada pelos vários sintomas característicos. A pessoa que está, hoje, no mercado de trabalho apresenta cansaço extremo, estresse, dores no corpo e fadiga”.

Por que este distúrbio prejudica o trabalho?

Leandro Barbieri: Aquele que for acometido pelo distúrbio passa a apresentar déficit de atenção, não se mostrando capaz, logo, de desempenhar suas funções com eficiência.

Quem está mais propenso a desenvolver isso?

Leandro Barbieri: Os profissionais que correm maior risco de desenvolver são os que lidam com muito estresse, como policiais e funcionários de hospitais.

Qual o tratamento adequado?

Leandro Barbieri: De acordo com a Previdência Social, neste século, a maioria dos afastamentos do trabalho se dá em decorrência da Síndrome. Acerca do tratamento, destaco a necessidade de realização por uma equipe multiprofissional, a qual deve ser composta pelos mais variados profissionais da saúde. O trabalho deve ser voltado para dor, fadiga e volta ao ambiente laboral.


*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).