Emerson Alencar

27/03/2018 14h42
Mais do que nunca, hoje em dia os profissionais são solicitados a ministrar apresentações em equipe. Todos da equipe devem estar preparados e afiados para que a apresentação seja excelente. Uma apresentação profissional em equipe envolve um planejamento minucioso, sequência lógica do conteúdo, transições sutis e a capacidade de emitir uma mensagem profissional coerente. Abaixo estão 5 passos para você e sua equipe seguirem, a fim de realizar apresentações eficazes.
 
1) Abertura Expressiva – Dê início à apresentação com algo que chamará a atenção de seus ouvintes. A sua intenção é engajá-los imediatamente no assunto e determinar qual será o ritmo a partir daí. Certifique-se de programar com cuidado o que será apresentado e incluir fundamentos estatísticos, factuais e assertivos. Assim, você sairá da apresentação com um sentimento de dever cumprido.
 
2) Introdução – Após a abertura, você deve rapidamente revisar o roteiro e apresentar todos os membros da equipe aos ouvintes. O líder da equipe pode brevemente apresentar cada membro da equipe e suas respectivas funções no projeto, ou cada indivíduo pode indicar sucintamente o seu próprio nome e função.
 
3) Apostilas - Parte de sua preparação para a apresentação deve ser dedicada ao planejamento das apostilas que serão entregues aos ouvintes. Uma apostila sem qualidade pode diminuir o ritmo de sua apresentação e confundir o público. Para facilitar a transição entre um orador e outro, você deve manter um rigoroso cronograma de tempo e usar sugestões verbais para indicar que o próximo orador falará logo em seguida: "Em um minuto, Roberto irá nos explicar o plano estratégico para o próximo ano.” Certifique-se de seguir a programação com afinco.
 
4) Momento de perguntas e respostas – Uma sessão de perguntas e respostas conferida eficientemente causará um impacto duradouro e positivo nos ouvintes, portanto, é extremamente importante que essa sessão seja planejada e preparada. Reserve um tempo para você predefinir quais assuntos serão discutidos e por qual membro do grupo serão respondidos. Além disso, proponha um sinal que permitirá que outros colegas do grupo poderão acrescentar algo à sua resposta.
 
5) Conclusão Marcante – Geralmente, o líder da equipe é o responsável pelo fechamento da apresentação. É importante que ela seja finalizada em grande estilo, pois a conclusão irá reforçar a mensagem que você quer que seu público leve com eles. Ao finalizar, certifique-se de que todos os materiais e equipamentos usados foram recolhidos.
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).