Claudino Leite

27/03/2018 00h16
PARE E PENSE...
“Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivesse morrido os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!” (Vinícius de Moraes, dramaturgo e poeta brasileiro).
 
O CRISTÃO E A SEMANA SANTA
A Semana Santa, como se sabe, obedece ao calendário litúrgico da Igreja Católica, constituindo-se na semana anterior à Páscoa. Nos primórdios do cristianismo, não havia a comemoração litúrgica da chamada “Semana Santa”. Segundo estudiosos  , nos três primeiros séculos, só havia a comemoração da Páscoa, e da Santa Ceia. No IV Século, foram incluídos a 5ª. Feira santa, a sexta-feira santa, e o sábado santo, expandindo a festa da Páscoa. Nessa época, termina a Quaresma, que significam os “40 dias que vão da quarta-feira de cinzas até domingo de Páscoa, destinados, pelos católicos e ortodoxos, à penitência; quarentena”  .  . Na quaresma, contam-se quarenta dias (daí seu nome) de penitências. Na sexta-feira santa, comemora-se a morte de Jesus, na Igreja Católica. Não há, no NT qualquer referência a essa expressão. Na quinta Feira Santa, a Igreja Católica inclui a comunhão e a cerimônia do lava-pés. Há
algumas igrejas evangélicas (como a Igreja de Deus) que adotam essa cerimônia. Nas igrejas Oriental e Anglicana, há um rito semelhante ao da Igreja Católica. Entre os evangélicos, em geral, a semana Santa não faz parte do calendário litúrgico. Mas as igrejas aproveitam a época para evidenciar o valor da paixão, da morte e da ressurreição de Jesus. 
 
OPERAÇÃO SEMANA SANTA 
O Governo do Estado, por meio das equipes das divisões de Qualidade e Pré-medidos do Instituto de Pesos e Medidas do Estado (Ipem-RN) realizam mais uma etapa da Operação Páscoa, de 21 a 23 de março último. Segundo o diretor da autarquia estadual, Cyrus Benavides, a fiscalização faz parte de um calendário nacional e já vem avaliando itens como ovos de páscoa, chocolates, colomba pascal, azeite, suco de uva integral e bacalhau. Os fiscais visitaram os supermercados RedeMAIS e Comprebem, na Cidade da Esperança.Os produtos coletados foram inspecionados no laboratório de Pré-medidos do Ipem. A divisão de Qualidade do Ipem avalia, por exemplo, a presença do selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) em todo o material coletado, em especial nos brinquedos que acompanham os ovos de páscoa. Já a divisão de Pré-Medidos é responsável por verificar se o peso indicado pelo fabricante na embalagem do produto corresponde ao real. Caso sejam encontradas irregularidades, as empresas serão notificadas e podem receber multas que vão de R$ 100 a R$ 1,5 milhão, dobrando em casos de reincidência.
 
ALERTA DE MALAFAIA
O pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus “Vitória em Cristo”, no Rio de Janeiro, divulgou um vídeo alertando que vai dar sua posição sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que decidiu quinta-feira, primeiro de março, que transexuais e transgênicos têm o direito de alterar o nome social e o gênero no registro civil, mesmo que não tenham sido submetidos a cirurgia de mudança de sexo ou tratamento hormonal.  O reverendo pentecostal vai falar sobre “Os transgênicos e o direito das mulheres”.“Eu não estou aqui para impedir ninguém, o que a pessoa quer fazer com sexo, a minha questão não é essa, ela é ideológica. Eles querem impor aos outros a sua cultura”.Malafaia mostrou que a facilitação dada pelo Egrégio STF é um erro grotesco: “quer dizer que a minoria afronta maioria?”, questionou.“Isso é a desgraça da civilização humana”,disparou. O pastor pentecostal ressaltou a fala de um dos ministros que disse que a sexualidade é algo inado. “Que pressuposto científico, senhor Ministro? que balela é essa? Inato é sexo masculino e feminino!” Um dos maiores defensores dos valores conservadores do país, Silas Malafaia tem representatividade para falar por milhões de evangélicos e sua posição pode causar sim constrangimento para falar por milhões de evangélicos e sua posição pode causar sim constrangimento aos ministros do STF. Tudo isso já é previsto nas Santas Escrituras.
 
SOLIDARIEDADE
Minha solidariedade ao amigo jornalista e bacharel em Direito, Maurílio Pinto de Medeiros, ex-secretário de Segurança Pública, deste Estado, pelas palavras proferidas contra à sua pessoa pela vereadora Natália Bonavides (PT), na Tribuna da Câmara Municipal de Natal, taxando-o de criminoso. Nunca ninguém provou nada contra ele. Sem dúvida, Maurílio engrandeceu o RN. Quando as pessoas de bem precisavam de ajuda buscavam o socorro junto a ele, inclusive este colunista.
 
PRIMEIRO SUPLENTE
Resignado, mas trabalhando em silêncio atendendo às pessoas carentes de Natal, especialmente na Zona Norte, como clínico geral e oftalmologista, o médico Isaac Mário de Araújo Cunha, filiado no Partido Humanista Social (PHS), reúne, credibilidade dignidade e relevantes serviços prestados na capital natalense, Ceará-Mirim, João Câmara e São Gonçalo do Amarante. Ele é o primeiro suplente do partido na Câmara Municipal de Natal, eventual substituto do titular vereador Sueldo Medeiros, candidato à Câmara Federal nas eleições de outubro.
 
CARTEIRA DE HABILITAÇÃO
Retificamos a notícia que tinha sido veiculada na a edição passada de O Portal de Notícias. O Governo Federal, por intermédio do Ministério das Cidades revogou Resolução 726/2018, que altera procedimentos para Renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Dessa forma, deixa de ser obrigatória a realização e aprovação em Curso de Aperfeiçoamento para renovação da CNH. A diretriz da atual gestão da Pasta tem por objetivo implementar ações e legislações que atendam às expectativas da população, no sentido de simplificar a rotina e levar conforto e praticidade a seu dia a dia. Esta ação acontece em conformidade com os objetivos do Governo Federal, de reduzir custos e facilitar a vida do brasileiro.
 
O TEMPO
Segundo a poesia de Cátia Martins, “o tempo é como um rio. Você nunca poderá tocar na mesma água duas vezes, porque a água que já passou, nunca passará novamente. Aproveite cada minuto de sua vida e lembre-se: Nunca busque boas aparências, porque elas mudam com o tempo. Não procure pessoas perfeitas, porque elas não existem. Mas busque, acima de tudo, um alguém que saiba o seu verdadeiro valor.Tenha 4 amores: Deus, A Vida, a família e os amigos. Deus, porque é o dono da vida; A vida porque é curta; A família porque é única e os amigos porque são raros!”                                           
 
FORA DA POLÍTICA
Micarla de Souza quer distância da política. Após sair do Palácio Felipe Camarão com índice de rejeição nas alturas a ex-prefeita de Natal se dedica à pregação da mensagem do evangelho. Tudo indica que a “Borboleta” foi transformada por Cristo. Amém!
 
PODER SEM PUDOR
Quando os militares tomaram o poder em 1966 e fecharam o Congresso Nacional, determinou que os parlamentares se identificassem para entrar no prédio. O conservador Amaral Neto (RJ) se revoltou e, numa cena teatral, rasgou a carteirinha de deputado, diante do diretor da Câmara dos Deputados, Luciano Brandão, encarregado de identificar os deputados. Logo em seguida ele se lembrou que precisava do documento para viajar de graça (na época era assim) de avião. – Providencie a segunda via, preciso viajar ao Rio – pediu a Luciano baixinho. E passou o resto da vida citando o gesto como sinal de sua “resistência”.
 
AUXÍLIO-DOENÇA DO INSS
O Governo Federal convocou 94 mil pessoas que recebem auxílio-doença ou se aposentaram por invalidez para perícia do Instituto Nacional da Previdência social (INSS). A finalidade é fazer uma avaliação com vistas a verificar se estas pessoas ainda fazem jus ao benefício. A lista foi publicada no Diário Oficial. Os beneficiários selecionados foram identificados com algum problema no endereço ou não agendaram a perícia no prazo estabelecido. As pessoas na lista têm até 20 dias para agendar a perícia do processo de revisão. A marcação deve ser feita por meio do telefone 135. O prazo final é 13 de abril.
 
APAGÃO
O Apagão que ocorreu na última quarta-feira, 21 de março, no Norte Nordeste foi causado por falha no disjuntor no Estado do Pará, segundo a Operadora do Sistema Elétrico Nacional, causando prejuízo ao comércio,indústria, além da população de modo geral. As causas estão sendo investigadas, porém foram descartadas sobrecargas no sistema, fatores climáticos ou queimadas.
 
DESCONTO DA ENERGIA
Quedas de energia devem ocasionar abatimento nas cobranças da fatura mensal, respeitada a proporcionalidade do tempo de descontinuidade. Apesar do dissabor de ficar sem energia, há uma punição às concessionárias de energia elétrica pela falta do serviço que gera um abatimento do valor total cobrado. Fique atento aos seus direitos: confira sua fatura e anote os dias e horários para computar o tempo de falta de energia, sempre que acontecer e tenha economia.
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).