Cefas Carvalho

19/03/2018 00h22
Ainda tem gente achando que a "política destrói amizades" e que as brigas no Feicebuque são porque "não entendem que cada um tem sua própria razão".
 
Nada disso.
 
O que destrói amizades, ou "amizades" na vida real e no Feice - e já escrevi sobre isso - é grosseria, agressividade e leviandade.
 
Tenho amigos que votam em candidatos de Direita e mesmo em proto nazistas. Tenho amigos de perfil conservador, religioso, bem diferentes do meu perfil. Às vezes comentam algo, pontuando suas opiniões. Outras vezes mantém silêncio, o mesmo que mantenho quando eles postam algo cujo conteúdo discordo.
 
Mas não tem amizade que resista a insinuação que você é ladrão e/ou burro porque o candidato que você apoia - segundo ele - é ladrão e/ou burro.
 
Quanto à leviandade: Não existe relativização em postar notícia falsa. Não é um direito da pessoa postar uma mentira. É calúnia e difamação, crimes segundo lei brasileira.
 
Difícil manter amizade sadia - real ou virtual - com quem espalha informações falsas diariamente.
 
E não existe "opinião" em discurso de ódio. Opinião é se Neymar é melhor que Messi. Ou se pizza é melhor que feijoada. Minha opinião é que Maria Betânia é melhor que Gal Costa. A sua pode ser que Fagner é melhor que Zé Ramalho.
 
Mas, não se pode opinar sobre a vida pessoal de pessoas adultas. Nem sobre a cor da pele delas. Nem sobre o que gostam e fazem. Sobre o que vestem. Ou com quem querem se casar. Ou o que fazem com o corpo delas. "Opinar" sobre isso, tem nome. E não é "liberdade de expressão", garanto.
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).