Wellington Duarte

01/03/2018 22h40
A notícia de que o vice governador Fábio Dantas está articulando sua candidatura a um cargo majoritário junto ao ex-presidente da Assembleia Legislativa, Riacardo Motta, chefete de clã que colocou na Câmara de Deputados o imberbe Rafael Motta, que aliás votou a favor do Golpe e de todo o retrocesso que tivemos até agora.
 
Não é de se admirar que Fábio Dantas,que ainda vegeta no PCdoB por causa da tal "janela partidária", articule essa aliança de pequenos chefes de clãs é a própria expressão da nossa política desde sempre.
 
Olhando o cenário não há muito o que sonhar. Os partidos de esquerda não tem como concorrer com as máquinas eleitorais locais, impulsionadas pelos prefeitos e deputados estaduais, que formam acordos familiares e de interesses, usando as siglas de acordo com sua conveniência, como foi o caso do próprio Fábio Dantas, que utilizou a sigla de um partido marcadamente de Esquerda e histórico, para cavar seu próprio caminho.
 
Os clãs certamente estão ajustando suas máquinas para buscar manter-se no controle do Legislativo e do Senado, que trará as eternas candidaturas de Garibaldi ALVES Filho e de José Agripino MAIA, enquanto os ROSADO, a terceira força que opera como clã, mesmo dividida, articula-se para permanecer no poder, seja de qual tamanho for.
 
O comportamento POLÍTICO de Fábio Dantas não deveria surpreender ninguém e acreditar que mudança no RN passa pelo "purismo" de candidaturas distantes desses clãs, é desconhecer a história política do nosso Estado.
 
A mudança só começara a acontecer quando a sociedade perceber que vive dentro de um curral e sob a chicote dos fantasmas de coronéis do século XVIII e XIX.
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).