Emerson Alencar

19/02/2018 16h07
Negociar é o processo de tentar encontrar um acordo para uma solução. Comprometer, ou se estabelecer com uma solução mutuamente aceitável, é o resultado de negociações bem-sucedidas. Compromisso é sobretudo ser flexível. Significa ser capaz de gerar soluções alternativas quando você "atingiu um limite". Caso a negociação envolva uma pessoa com a qual você não se dá bem, ou uma ideia que você sabe vai funcionar, mas as outras partes da negociação estão relutantes, ou uma mudança nos sistemas de escritório, aprender a negociar e comprometer-se é essencial para o seu sucesso.
 
 1. Tenha uma atitude positiva.
Sua atitude é essencial para o resultado. Você tem uma chance muito maior de chegar a um resultado que envolva ganhos mútuos se você abordar a negociação como uma oportunidade de aprender e alcançar um resultado em que ambas as partes terão benefícios.
 
 2. Faça as reuniões em terreno mútuo.
Encontre um espaço físico mutuamente agradável e conveniente para a reunião que seja confortável para todos os envolvidos. Entre em acordo sobre o horário da reunião e quanto tempo você estará disponível para se dedicar ao processo. Sempre que possível, lide com as negociações pessoalmente. Tenha cuidado ao usar o telefone e o e-mail. A falta de expressões faciais, entonação vocal e outras minúcias podem resultar em uma quebra da negociação.
 
 3. Defina e acorde claramente sobre o problema em questão.
Entrem em acordo sobre a enunciação do problema usando termos simples e factuais. Se a situação é complexa, procure maneiras de subdividir o problema em camadas menores e lide com um problema por vez.
 
 4. Faça sua lição de casa.
Reserve um tempo para planejar a negociação. Você não deve só saber o que está em jogo para si mesmo, como também precisa conhecer as preocupações e a motivação da outra parte envolvida. Leve em consideração qualquer história ou situações passadas que possam afetar as negociações. Saiba quais são os itens negociáveis e não-negociáveis. Determine a melhor resolução, um acordo justo e razoável, e um acordo minimamente aceitável.
 5. Faça um inventário honesto de si mesmo.
 
Determine o nível de confiança na outra pessoa e no processo. Esteja consciente de aspectos de sua personalidade que podem ajudar ou dificultar o processo.
 
 6. Procure por interesses em comum.
Fique do mesmo lado, encontrando e estabelecendo semelhanças. Uma vez que o conflito tende a ampliar as diferenças percebidas e minimizar as semelhanças, procure metas comuns, objetivos ou até mesmo queixas que possam ilustrar que vocês estão nessa, juntos. Concentre-se no futuro, fale sobre o que deve ser feito e enfrente o problema em conjunto.
 
 7. Trate de fatos, não de emoções.
Resolva problemas, não personalidades. Evite qualquer tendência para atacar a outra pessoa ou para julgar suas ideias e opiniões. Evite se concentrar-se no passado ou culpar a outra pessoa. Mantenha um estado de espírito racional e orientado para o objetivo. Isso irá despersonalizar o conflito, separar os problemas das pessoas envolvidas e evitar a defensiva.
 
 8. Seja sincero.
Não faça joguetes. Seja honesto e claro sobre o que é importante para você. Igualmente importante é ser claro e comunicar por que seus objetivos, problemas e objetivos são importantes para você.
 
 9. Apresente alternativas e forneça provas.
Crie opções e alternativas que demonstrem vontade de se comprometer. Considere admitir em áreas que podem ter alto valor para a outra pessoa, mas não são tão importantes para você. Liste opções em termos voltados aos interesses da outra pessoa e forneça provas para o seu ponto de vista.
 
 10. Seja um comunicador especialista.
Nada mostra mais determinação para encontrar uma solução mutuamente satisfatória dos conflitos, que aplicar excelentes habilidades de comunicação. Faça perguntas, ouça, reflita o que você ouviu verifique e compreende, e tenha um interesse genuíno nas preocupações da outra parte envolvida. Reduza a tensão através do humor, deixe o outro "respirar" e reconheça os pontos de vista do outro. Concentre-se menos na sua posição e mais nas formas no qual você possa avançar à uma resolução ou compromisso.
 
 11. Feche em uma boa nota.
Faça uma proposta que seja benéfica para ambas as partes e verifique se todos os envolvidos saíram sentindo que "ganharam". Combine as ações estratégicas, quem será responsável por cada passo, como resultado do sucesso será calculado e, como e quando a decisão será avaliada. Esteja aberto para chegar a um impasse para questões não críticas – concorde para discordar.
 
 12. Aproveite o processo.
Veja os benefícios de aprender o ponto de vista de outras pessoas. Pessoas relatam que, após superarem conflitos e chegarem a um acordo, o relacionamento cresceu ainda mais forte. Reflita e aprenda com cada negociação. Determine os critérios para avaliar o processo e a solução.
 
Negociação está fortemente relacionada com empatia, isto é, procurar ver as coisas do ponto de vista da outra pessoa. Quando paramos de pensar no que queremos e começamos a pensar, também, no que a outra parte envolvida deseja, a qualidade dos acordos tende a melhorar. Boas negociações!
 

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