Emerson Alencar

05/02/2018 16h44
Líderes bem-sucedidos são confiáveis tanto internamente quanto externamente.
 
Enquanto um líder com Confiabilidade Interna é fiel a suas próprias crenças e princípios, um líder com Confiabilidade Externa é verdadeiro para os outros. Eles ganham a confiança e o respeito de todos ao seu redor porque dizem a verdade e sempre admitem quando estão errados. Em poucas palavras, esses líderes são confiáveis e honestos.
 
A honestidade é importante em qualquer negócio. Um artigo da revista online Forbes descreve três tipos diferentes de honestidade: honestidade com os outros, honestidade consigo mesmo e honestidade sobre a experiência:
Honestidade com os outros - é uma característica fundamental de um líder com confiabilidade externa.
 
Ser sincero com os outros significa assumir responsabilidade por seus erros. Significa ser autêntico e transparente, sempre seguir as promessas e cumprir com a palavra. E, embora não pareça que a honestidade afeta a linha de fundo do negócio, isso acontece. A prova desse impacto reside na ausência de honestidade, ou seja, ser desonesto.
 
Um estudo realizado pelo MIT Sloan Management Review sobre "Os Custos Ocultos da Desonestidade Organizacional", examinou o dano da desonestidade no local de trabalho e descobriu que a falta de integridade, ou a falsidade, tem algumas repercussões reais no lucro da organização. Um baixo nível de confiança, o debilitação de um comportamento positivo e a queda da satisfação no trabalho são apenas algumas das consequências que resultam da prática de deturpar a verdade. O que isto significa? Significa que quando um líder é desonesto, ele prejudica tudo e todos de forma geral, não apenas emocionalmente. Perder a confiança e a reputação pode significar perder negócios. Colaboradores insatisfeitos pode significar a queda da produtividade e menor retenção no trabalho. Isso nos leva de volta ao estudo de liderança da Dale Carnegie Inc., que mostra que colaboradores que possuem um líder sem confiabilidade externa (ou seja, um líder desonesto), são quatro vezes mais propensos a procurar outro emprego. A desonestidade prejudica tanto as pessoas como os lucros.
 
Em contraste, líderes honestos sabem utilizar o talento específico de cada um de seus colaboradores. Eles criam uma rede de relações comerciais confiáveis. Eles encorajam e aumentam a comunicação aberta e a positividade. Eles criam colaboradores engajados e produtivos. Isso torna mais fácil para todos trabalharem juntos com o objetivo de atingir as metas. É por isso que não é por acaso que as empresas americanas extremamente bem-sucedidas como a Target, a Microsoft e a Ford Motor Company, estão na lista da revista Forbes como as "empresas mais éticas do mundo". Existe uma correlação entre sucesso e práticas empresariais honestas.
 
Nós da Dale Carnegie Training, acreditamos que a honestidade é sempre a melhor política, e que líderes honestos estão influenciando o mundo dos negócios de uma maneira positiva. É claro que a honestidade contribui para a confiabilidade externa; Os líderes honestos são sempre verdadeiros para os outros. No final do dia, esses líderes têm colaboradores felizes, maiores lucros e a confiança de todos ao seu redor.
 
Líderes externamente confiáveis fazem o trabalho, e essa é a verdade nua e crua! 
 
E você? És um Líder externamente confiável? No próximo artigo falaremos mais sobre essa característica!

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