Emerson Alencar

22/01/2018 08h41

Parnamirim é um município que se mantém firme diante das turbulências da economia e política. A consolidação do comércio e indústria demonstra o forte espírito empreendedor da classe empresarial, bem como a visão de crescimento e melhorias.

Os diversos desafios vivenciados nos últimos 05 anos, tem exigido um olhar “da porteira prá dentro” por parte da classe empresarial e de gestores em geral. Por exemplo, observar como estão nossos processos, onde temos perdido tempo ou dinheiro, o que pode ser melhorado, o que precisamos mudar urgentemente, quais riscos estamos correndo, quais inovações precisamos implementar, melhorar o nosso processo de formação de equipe, quais as pessoas certas nas atividade adequadas, como desenvolver minha equipe, entre outros.

É muito comum estarmos tão concentrados em nossos afazeres que lidamos com as pessoas da melhor maneira possível. O problema é que, esse possível, nem sempre basta para inspirá-las, ou até mesmo para que sintam que nós nos importamos com elas. Dessa forma, equipes se tornam frias e desengajadas, relacionamentos enfraquecem e se quebram, e empresas encontram dificuldade para fazer seus projetos avançarem, seja para expandir, economizar ou ter qualidade. 

A verdadeira liderança cria nas pessoas uma sensação de pertencer, de se importar, de ser importante, de querer contribuir. Então, o que se espera do líder é que crie esse movimento nas pessoas que o cercam, o que afetará diretamente os processos dentro do seu negócio.

Ninguém pergunta para o líder como está a motivação dele, o quanto está estressado, qual o peso de sua responsabilidade. E o líder, tentando dar conta de seu papel, entra num espiral insano de atividade que consome sua energia dentro e fora do trabalho.

Momentos turbulentos exigem mais proximidade, união e troca de experiências. Afastar-se só vai piorar a coisas para o empresário/gestor deixando-o preso na redoma das mesmas ideias e forma de pensar.

Nós da Dale Carnegie Training sabemos como proteger o líder, e prepará-lo para atravessar tempos difíceis com maior tranquilidade. O resultado para ele é que os efeitos de sua liderança serão ainda mais positivos, tornando mais fácil atingir seus objetivos profissionais e pessoais, com menor desgaste e maior satisfação.

Seja bem vindo a esta sequência de artigos! Aqui abordaremos fundamentos de gestão e liderança, de forma que essas boas práticas ajudem a proteger sua liderança e influência, conquistando as pessoas para os teus projetos.


*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).