Pinto Júnior

16/01/2018 13h10

O quase parece, irremediavelmente, instalado em nossa cultura. Tenho muitos amigos e amigas católicos não praticantes. Ou seja, são cristãos quase católicos. Se me perguntam, digo que sou católico. Mas se querem saber se vou à missa aos domingos, a resposta é não. Tenho uma amiga bonita que domingo passado, diante do Teatro de Parnamirm, disse que está quase namorando. Quase? Outro dia, querendo me agradar, disseram-me que estou quase gordo. Corrigi na hora. Olha velho, tire o quase, eu estou gordo mesmo, você está falando isto porque você é quase gentil. E emendei: Olha, estou quase indo para uma academia. Quase indo caminhar. Perguntei se o carro que eu ira usar estava abastecido ou sem gasolina. Responderam-me que estava na reserva. Quase vazio. Tem coisa pior do que café quase quente e cerveja quase fria...

Por falar em bebida, um cervejeiro acaba de me explicar que cerveja de verdade é cerveja puro malte com o sabor da cultura local. Logo cerveja com 40 por cento de milho ou outros grãos é uma quase cerveja. Ou cerveja de massa. Uma dose de uísque com água ou refrigerante misturado é um quase uísque. Um conhaque com Coca Cola dentro é um quase conhaque. Um vinho muito doce e com gelo é um quase vinho.

No jornalismo, uma quase revolução: a imprensa escrita quase morta, pois os jornais no formato papel quase desapareceram. Os jornalistas quase ganham dinheiro com um piso quase aceitável.  O Netflix e You Tube quase venceram a TV aberta. Quase... O celular quase substituiu os objetos: a câmara fotográfica, a calculadora, o gravador, o bloquinho, a agenda... e ainda serve para ligar, quase sempre as operadoras permitem. 

Quando o assunto é o Brasil, quase é campeão. O Brasil é quase desenvolvido. Está em desenvolvimento. Também é quase atrasado. Bom. É atrasado no IDH, mas tem ilhas de prosperidade. É quase desenvolvido e quase não desenvolvido.

Já se fala em eleição. Mas ninguém é candidato. Todos são pré-candidatos. Candidatos só depois das convenções. Por enquanto, Lula, Bolsonaro, Ciro, Marina e Manuela são quase ... candidatos ou quase candidatas. Carlos Eduardo, Fátima Bezerra, Clorisa e Robinson são quase. Álvaro Dias é quase prefeito de Natal.  Nosso regime é presidencialista, já a Constituição tem viés parlamentarista. Quando a crise ficou aguda, surgiu o semi-presidencialismo. Ou seria, quase presidencialismo?

A ex-presidente perdeu o mandato por um quase crime de responsabilidade e teve uma quase pena, pois não ficou inelegível. Mas quase... Aécio quase venceu a última eleição presidencial. Quase foi preso. Quase perdeu o mandato. É um quase senador.  Luciano Huck é quase pré-candidato. Ou não, como diria Caetano.  É quase do quase. E Dória, quase enfrentou o governador Geraldo para ser candidato dos tucanos a presidente. Quase apoia Temer. O PSDB é quase governo e quase oposição. No semi-aberto, muita gente quase preso. Até pouco tempo se falava com otimismo do Brasil, quase deu certo...

A polícia do Estado do Rio grande do Norte esteve em quase greve. Não era greve porque não tinha salário e nem veículos ou condições de trabalho. Quase que o caos se estabelece de forma definitiva. Então, chegou a Força Nacional que quase resolve. Os polícias negociaram com o governo que quase resolveu.

No trânsito, a lei do quase é constrangedora. O indivíduo dirige com uma roda em uma faixa e uma roda em outra. Será que paga dois IPVA’s do mesmo veículo? Está quase de um lado, quase de outro. E em função do engarrafamento, os carros quase parados. Vou parar por aqui porque estou quase irritado...


*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).