Pinto Júnior

19/10/2017 14h36
 
A Casa Durval Paiva foi certificada nesta segunda, 16/10, com conceito ‘A’ do Selo Doar, que atesta a adequação ao Padrão de Gestão e Transparência do Terceiro Setor no Brasil.  O Selo com validade de um ano tem como objetivos incentivar, legitimar e destacar o profissionalismo e a transparência nas organizações não-governamentais brasileiras, na forma de um atestado independente de sua adequação aos Padrões de Gestão Profissional e Transparência (PGT), também denominado Selo Doar.
O Selo Doar é obtido mediante minuciosa avaliação de 44 critérios essenciais, definidos para que a organização possa continuamente melhorar sua performance em gestão e transparência, sendo os principais: Causa e estratégia de atuação; Representação e responsabilidade; Organização e gestão institucional; Estratégia de financiamento; Transparência, prestação de contas e comunicação.
Rilder Campos, presidente da Casa, destaca a importância do reconhecimento para a instituição: “Esta certificação do Instituto Doar vem agregar valor ao incremento de nossas ações e nos respalda e incentiva a fazer sempre cada vez mais e melhor, tendo como parceira a sociedade potiguar, pessoas físicas e jurídicas que há 22 anos abraçaram a causa e mantém a Casa”, ressalta.
A Casa cumpre a missão de atender a criança e ao adolescente com câncer e doenças hematológicas crônicas e seus familiares, durante e após o tratamento, buscando a cura, contribuindo para o resgate da cidadania, dignidade e a qualidade de vida dos mesmos. Já são 1.352 crianças e adolescentes atendidos desde a fundação. Hoje, 1089 pacientes estão cadastrados, sendo 545 em tratamento, vindos de 133 municípios do Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará, Piauí e Sergipe.
A instituição oferece acolhimento, hospedagem, alimentação, mediação do atendimento médico hospitalar; encaminhamentos e transporte para exames e consultas; além de promoção do bem estar, com apoio multiprofissional - psicológico, social, nutricional, fisioterápico, odontológico, farmacêutico, pedagógico, arte terapêutico e terapêutico ocupacional.
 
Sobre o Selo Doar
O Selo Doar foi elaborado a partir de uma extensa pesquisa dos conceitos e critérios adotados por diferentes organismos nacionais e internacionais, da literatura especializada em avaliação de organizações sem fins lucrativos e das práticas de empresas receptoras e concessoras de recursos para fins sociais e ambientais.
Hoje o Selo do Instituto Doar já é utilizado por dezenas de organizações. O conjunto de critérios desenvolvidos especialmente para a realidade brasileira é embasado em várias outras instituições que trabalham certificação ou códigos de conduta. Internacionalmente, o Selo se baseia em critérios de certificadores de 15 países que pertencem ao ICFO (International Committee on Fundraising Organizations).
 
Sandra Cerqueira

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).