Cefas Carvalho

26/04/2017 00h38

Em noite insone dessas inventei de rever "Vá e veja", filme russo de Elem Klimov, de 1985 sobre a invasão de tropas nazistas na Bielo-Rússia durante a Segunda Guerra Mundial.

Se o filme já tinha me impacto quando assisti há quinze anos, desta vez, curiosamente, me chocou ainda mais, eu que me considero mais cético e mais "passado na casca do alho" que há uma década. Talvez pelo clima bélico instalado em um mundo onde Trump governa a nação mais poderosa do mundo, gente como Marine le Pen chega a um segundo turno da França e uma criatura como Bolsonaro tem lá seus admiradores aqui nestes trsietes trópicos.

Mas, voltemos ao filme: ele parte da história de um adolescente que sonha em lutar contra os alemães e seus canhões e se vê em meio ao horror que é guerra. Nem pense em filmes como "O resgate do soldado Ryan" ou "A vida é bela" - que tem suas muitas qualidades - mas, aqui a proposta é outra. Sem cenas de batalha, sem pirotecia, com cenas à la Glauber Rocha, o filme retrata o horror que seres humanos podem fazer com outros.

Anotar na agenda para assistir daqui a uns anos, dependendo de como o Brasil e o mundo estejam.


*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).