Daniel Costa

24/03/2017 10h41
O cineasta sul-coreano Hong Sang-soo engendrou um roteiro interessantíssimo no filme "Certo agora errado antes". Tendo como pano de fundo uma trama trivial, em que o diretor de cinema Jung Jae-young conhece casualmente a pintora Kim Min-hee durante visita a um templo, Hong Sang-soo conta esse encontro de duas formas diferentes, com finais distintos, através de uma narrativa que divide o filme em blocos. A história é narrada duas vezes diante de uma mesma situação. 
 
O diretor sul-coreano faz isso de maneira minimalista, apenas produzindo uma mudança no ângulo das câmeras e uma leve alteração no diálogo entre os personagens. A partir dessa técnica, ele modifica toda a visão que a pintora e o cineasta têm um do outro, do ambiente e da própria forma como eles se relacionam. Uma palavra. Um gesto é capaz de alterar o destino. 
 
É possível que você já tenha se perguntado o que aconteceria na sua vida se por um átimo de segundo uma frase não tivesse sido pronunciada, ou tivesse sido reverberada de maneira diferente, com menos raiva, ou com maior ênfase e alegria. Um gesto na hora da despedida. Partir ao invés de ficar. O silêncio por ocasião da briga. Um último e definitivo adeus. O carro guiado por outras avenidas. A mudança de direção no derradeiro segundo. A defesa espetacular aos 44 minutos do segundo tempo, que leva o time ao jogo final, e ao trágico voo da morte. Enfim, um turbilhão de possibilidades que definitivamente alterariam o destino; talvez para melhor; talvez para  pior. Quem vai saber? 
 
A vida é um puro agir por intuição? Vivemos dentro de um roteiro prévio forjado por uma força maior da qual não temos a menor chance de nos desvincular? Ou estariam com a razão aqueles que dizem que cada um faz a sua existência? 
 
Você aí, já parou para pensar como a sua última ação alterou ou poderá alterar o restante da sua vida?  Seria o caso de  tomar outra decisão? Certo agora e errado antes?

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).