“Mulher Viver com Dignidade” atende mais de mil pessoas em São Gonçalo do Amarante

Mais de mil pessoas participaram da 12ª edição do projeto “Mulher Viver com Dignidade”, realizado pela Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE/RN) em parceria com a Frente Parlamentar em defesa da mulher da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN). Os atendimentos aconteceram durante a manhã desta sexta-feira (11), na Creche Municipal Maria Lalá, em São Gonçalo do Amarante.
 
A população chegou cedo e contou com serviços como a emissão de Registros Civis, CPFs, Corte de Cabelo, Auto Exame da Mama, Cinema Itinerante, testes de glicemia e pressão arterial, distribuição de preservativos, ciranda, atendimento social e psicológico, além da assessoria jurídica. As crianças que compareceram ao evento participaram de oficinas com psicólogas e ainda conferiram uma peça teatral.
 
Com a parceria da prefeitura e da Câmara Municipal e São Gonçalo do Amarante, além de Secretarias de Estado, o evento é promovido pelo Núcleo de Enfrentamento a Violência Doméstica e Familiar (NUDEM), da Defensoria Pública, coordenado pela defensora pública Ana Lúcia Raymundo. A ação faz parte da programação do Agosto Lilás, mês voltado para ações de enfrentamento a violência doméstica e familiar.
 
Além dos serviços de cidadania,  também acontece na Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante, a partir das 14h, a audiência pública "A dignidade da Mulher no Agosto Lilás". O debate proposto pela deputada Cristiane Dantas (PCdoB) em parceira com o Nudem será voltado para os profissionais da saúde, educação e assistência social do município, bem como agentes de segurança pública e representantes do Ministério público e Tribunal de Justiça que atuam na cidade. O objetivo é orientar e esclarecer abordagens acerca da Lei Maria da Penha, a prevenção da violência doméstica e a melhoria na rede de assistência das mulheres vítimas de violência no município.