Prêmio Íris de Almeida é realizado e homenageia dois homens pela primeira vez

O Cine Teatro Municipal foi palco nesta noite, 30, para a entrega do Prêmio Íris de Almeida a oito mulheres que contribuíram para o desenvolvimento de Parnamirim em diferentes áreas do conhecimento. O evento foi promovido pela Prefeitura de Parnamirim, através da parceria entre Secretaria de Assistência Social e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.  
 
Este ano, o evento teve um diferencial, dois homens também foram escolhidos para serem homenageados: o médico pediatra da Maternidade Divino Amor, Ely Aguiar do Nascimento, pela dedicação e trabalho humanizado que realiza com as mães atendidas pela maternidade e o juiz Luis Felipe Marroquim, que atua no combate à violência contra a mulher. 
 
Na ocasião, a senadora Fátima Bezerra falou sobre a importância do Prêmio. "Pelas histórias de serviço e amor por Parnamirim representadas por Íris de Almeida e todos homenageados percebemos o quanto este prêmio é significante", declarou. 
 
A vice-prefeita e secretária de Assistência Social, Elienai Cartaxo, parabenizou todos os presentes. "Parabenizo todas as mulheres virtuosas, empreendedoras, mães, esposas e também todos os homens presentes que representam aqueles que apoiam, valorizam e incentivam nosso crescimento", ressaltou.
 
Também estavam presentes o presidente da Câmara dos Vereadores, Irani Guedes; a primeira dama do município, Alda Lêda Taveira; a presidente do Conselho da Mulher, Maria Laíde Leão, vereadores e secretários municipais.
 
A Assistente Social homenageada, Marta Lopes, declarou sua gratidão pelo reconhecimento do trabalho realizado. "Somos exemplo de luta pelos direitos femininos e cada história revela o papel das mulheres como transformadoras do mundo", afirmou.
 
O Prêmio foi instituído em conformidade com a Lei 1.215/2004 e recebeu este nome para honrar a educadora carioca Iris de Almeida, que na década de 1960 a 1980 realizou em Parnamirim um importante trabalho de alfabetização de jovens e adultos através de trabalhos radiofônicos.
 
Os homenageados deste ano foram:
Eli Aguiar do Nascimento - Saúde; 
Fátima Maria Costa Soares de Lima - Direito; 
Luis Felipe Marroquim - Direito;
Júlia Pinheiro de Paiva - Comércio;
Maria da Piedade Pereira Fernandes - Educação; 
Paoulla Benevides Maués de Castro - Direito;
Rosilda Ventura de Lira - Educação; 
Maria José Gomes - Saúde; 
Marta Lopes Ferreira Pacheco - Serviço Social; 
Maria José da Silva Ferreira - Comércio; 
Severina Ramos de Souza - Religião.