Passeio de Barco da AFURN com o aposentados do projeto Renovida

AFURN leva aposentados do Renovida para passeio de barco no rio Potengi

 

Atividade tem como objetivo educar e conscientizar sobre os valores históricos, culturais e ambientais do Rio que é o maior e mais importante do estado.

 

 
A Associação de Funcionários da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (AFURN), realizou na ultima sexta-feira, 02, o passeio no barco escola do projeto Chama Maré, sobre as águas do rio Potengi com os aposentados do Renovida.
 
Ao todo uma turma de 32 participantes do projeto fizeram o passeio que tem como objetivo educar e conscientizar sobre os valores históricos, culturais e ambientais do rio Potengi, maior e mais importante rio do estado. 
 
O passeio foi acompanhado de um guia que acompanha desde a entrada no ônibus do projeto, até o final do passeio de barco e volta para o ônibus, e três monitorados.  Rannnsay Bibivar (turismo) é o guia, além dele os monitores Halef Antoni (história), Gustavo Henrique (biologia) e o professor e monitor do projeto Tiago Pinheiro (biologia,  professor de gestão ambiental) acompanham o trajeto. 
 
O professor Tiago Pinheiro falou sobre o projeto e sua importância no processo de recuperação do rio e sobre quem pode participar dos passeios. “Basicamente o objetivo é a recuperação do Rio Potengi, falar sobre a importância da recuperação e dos problemas de poluição pelo quais o rio passou, o passeio é voltado para todos os públicos, desde crianças, a partir de 10 anos até idosos. Em geral as turmas de idosos são melhores, muitos relembram os momentos nos quais a história deles se cruzam a história do rio e como ele era antes”, afirmou. 
 
Ivoneide dos Passos, 72, técnica aposentada do laboratório do Hospital Onofre Lopes falou sobre o que sentiu do passeio. “Eu gostei muito, é a segunda vez que a AFURN me proporciona esse passeio e eu adoro, aprendo sobre varias coisas que não sabia, como os nomes que dão a ponte, sobre o cãs do porto, a história de alguns prédios de Natal. Sempre gosto de aprender por isso faço parte do Renovida”, contou a aposentada.
 
Vilma Martins, diretora de apoio ao aposentado da AFURN contou sobre o trabalho desenvolvido pelo Renovida. “O Renovida é desenvolvido desde 2008 e o que a gente nota é que tem um papel muito importante na vida desses idosos, muitos viviam em casa e sem muita opção de passeio e lazer, ficavam ociosos. Mas agora tem diversas atividades, desde atividades lúdicas até passeios, não só educativos como este, mas também iniciativas como o AFURN no cinema que leva turmas como essa para assistirem sessões de filmes nos cinemas de Natal, além de oficinas e palestras totalmente voltadas para eles”, explica a diretora. 
 
O presidente da AFURN, Nilberto Galvão falou sobre o projeto a importância do passeio para o Renovida. “O Renovida é um dos maiores projetos da AFURN e não atoa, tem um destaque todo especial durante a minha gestão. Tanto que esse projeto é tido como referencia para outras associações pelo país”, pontuou o presidente. 
 
Sobre o projeto Chama Maré
 
O Barco Escola Chama-Maré é um projeto desenvolvido pelo Governo do Estado, através do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente - IDEMA, voltado para ações de educação ambiental no estuário do rio Potengi. Teve início em outubro de 2006 e funciona atualmente de terça à sábado com quatro aulas-passeio por dia, atendendo um público médio de 3.000 pessoas/mês. 
 
O Barco Escola visa proporcionar a estudantes e professores da rede pública e privada de Natal e do interior do Estado, bem como a grupos organizados da sociedade civil uma estrutura flutuante que funcione como espaço pedagógico de educação ambiental, voltado para uma reflexão crítica sobre questões ambientais do rio Potengi, dentro de uma perspectiva multidisciplinar, abordando aspectos histórico-culturais, ecológicos, econômicos e sociais.
 
Serviços 
Chama Maré
Agendamento prévio junto a Secretaria Executiva do Projeto Barco Escola Chama-Maré:
Telefone: (84) 3206-2439
Email: agendamento@barcoescolachamamare.com
 
AFURN
Telefone: 84 3231-6330 
Facebook: facebook.com/ufrn.afurn 
Twitter: @Afurn